quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Cresol Central é representada em atividades internacionais


Intercâmbios para Argentina e Alemanha foram realizados nas últimas semanas



    Na primeira quinzena do mês de setembro, a Cresol Central esteve representada em duas atividades internacionais, que contemplaram intercâmbios para Argentina e Alemanha.
Congresso Internacional de Jornalistas na Argentina*
    No período de 
30 de agosto a 05 de setembro, o Sistema Cresol Central foi uma das instituições que representou o Brasil no 57º Congresso da Federação Internacional de Jornalistas Agrícolas (Ifaj). O evento, que pela primeira vez aconteceu na América Latina, foi sediado em Buenos Aires e Rosario, na Argentina, e reuniu 250 jornalistas que atuam na área agrícola de diversos países. Na ocasião, arepresentante da Cresol Central foi a jornalista, Francielli Macagnan.
    Durante
 o Congresso foram realizados seminários, oficinas e visitas a campo, afim de socializar informações a respeito da agricultura, do jornalismo e da inserção da temática agrícola nos veículos de comunicação. Também abordou-se os problemas e desafios vivenciados pelo setor agrícola como mudanças climáticas, políticas públicas, comercialização e ampliação da cadeia produtiva em harmonia com questões ambientais.
    Conforme Francielli, o evento foi uma oportunidade ímpar para socializar informações voltadas ao jornalismo e a área agrícola. “A partir do encontro foi possível perceber a preocupação dos países com a produção rural, agregando desenvolvimento e sustentabilidade. 
Os países participantes tem o discernimento de que é preciso ampliar a produção para alimentar a população mundial. Por isso, muitas foram as reflexões sobre produzir com qualidade e como o jornalismo interfere na produção e na comercialização destes alimentos”, avalia.
    Uma importante conquista 
efetivada durante o seminário foi a criação da Rede de Comunicadores Agropecuários da América Latina e Caribe, formada inicialmente pelos países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Esta rede visa estreitar os vínculos entre os comunicadores para facilitar a realização de intercâmbios e o acesso as fontes de informação, junto a permanente capacitação dos integrantes. A proposta é que cada país possa articular jornalistas que atuam na área agrícola, visando somar forças para fortalecer a rede constituída.
    O próximo Congresso 
da Ifaj será realizado na Escócia, no período de 01 a 11 de setembro de 2014.
Intercâmbio sobre cooperativismo na Alemanha**
    A Alemanha tem tudo a ver com o cooperativismo brasileiro, 
já que a primeira cooperativa brasileira de crédito foi registrada no município gaúcho de Nova Petrópolis, quando trabalhadores vindos da Alemanha decidiram fundar uma entidade semelhante às que existiam em sua terra natal. Mais de cem anos depois, o cooperativismo alemão continua servindo de referência e influenciando as organizações brasileiras, a ponto de motivar uma comitiva formada por líderes cooperativistas, técnicos do Banco Central e profissionais do ramo Crédito a conheceram – in loco – o cooperativismo de crédito Alemão.
    O
 grupo estava composto por 24 participantes que representavam o governo, Banco Central do Brasil, os Sistemas de crédito (Sicoob, Unicred, Sicredi, Confesol), as cooperativas e centrais (Cecred e Credicoamo), Sebrade e de auditoria (CNAC), entre eles o Assessor da Cresol Central e representante da Confesol, Jonas Klein.Durante o período de 09 a 13 de setembro, a equipe conheceu a experiência da Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV sigla em inglês).
    A DGRV é a instituição responsável pela fiscalização do sistema cooperativo alemão e presta assessoria nas áreas de contabilidade, auditorias, direito, tributação, impostos, além de promover a cooperação internacional e desenvolvimento de recursos humanos. A instituição foi fundada em 1972, por meio da união das organizações Raiffeisen e Schultze-Delitzsch e, atualmente, possui 145 filiadas, dentre federações nacionais, federações de auditoria regionais e especiais, federações centrais regionais e federais, cooperativas centrais e especializadas.
    Na ocasião, o grupo conheceu também a Associação Europeia de Bancos Cooperativos, a Empresa de Auditoria Cooperativa ligada a DGRV (DGR), a Instituição Federal de Supervisão e Auditoria Financeira (Bafin), a Federação Nacional dos Bancos Cooperativos, os Bancos Cooperativos Krefeld e Nordeifeil 
e a Academia Nacional das Cooperativas (ADG), cujo intuito é capacitar dirigentes e gerentes, em níveis médio e superior, para assumir suas funções. Já no último dia de atividades, a equipe visitou o Banco Central da Alemanha.
    De acordo com Klein 
é sempre importante conhecer experiências de cooperativismo de outros sistemas, nacionais e internacionais, para melhorar e avançar no trabalho já desenvolvido. “Na Alemanha pudemos conhecer experiências consolidadas e que servem de referência para o cooperativismo mundial, pois o país está mais avançado em questões como controles, legislação e enraizamento do cooperativismo, onde 40% da população é associada. Outro fator que chama a atenção é o poder de organização e a conscientização das pessoas, afinal a Alemanha foi destruída durante a II Guerra Mundial, em 1945, e, de lá pra, já foi totalmente reconstruída e se caracteriza como um país de primeiro mundo, que tem ótimas experiências para mostrar”, pondera Klein.
    A iniciativa deste intercâmbio faz parte do Projeto de Prospecção de Boas Práticas e Aprendizado Experimental em Cooperativismo de Crédito, realizado pela OCB/ Sescoop. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre boas práticas no cooperativismo de crédito nacional e internacional e estabelecer proposta de aplicação destas experiências. Mais do que isso o grupo que faz parte deste projeto está determinado a desenvolver um centro de inteligência para o cooperativismo de crédito, que servirá de referência para o setor que investe em profissionalização, sem perder a essência de cuidar da melhoria de vida do cooperado. As etapas começaram em 2012 com visitas às cooperativas do Rio Grande do Sul e do Paraná. Este ano o mesmo grupo visitou cooperativas da Bahia e Rondônia. No próximo ano o grupo segue para Canadá e Espanha.

_______________________
Assessoria de Comunicação da Cresol Central
*Imagens: Francielli Macagnan e Divulgação IFAJ 2013
**Fonte e imagens: OCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário