sexta-feira, 27 de setembro de 2013

HOJE É DIA NACIONAL DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS


                                        Dê  vida para quem tem esperança de viver




 

Com este lema  o Hospital Salvatoriano Divino Salvador buscou nesta semana de Doação de órgãos e tecidos, conscientizar a população sobre  a importância de salvar vidas, através do transplante de órgãos e tecidos.
O dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos é celebrado no dia 27 de setembro por ser o dia de São Cosme e São Damião,padroeiros dos transplantes.
O nascimento é a celebração maior da vida,mas o nascer de novo também enche os corações de alegria.A oportunidade de recomeçar a vida,quando as esperanças já saõ poucas,é o maior presente que alguém pode receber.E existem muitas pessoas que precisam deste presente.
Nesse sentido, desde o dia 23/09 o HSDS está com a campanha "Cata vento da esperança: dê a vida para quem tem a esperança de viver."

 É importante que algumas dúvidas sejam esclarecidas como:
COMO SER DOADOR?
Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito,em nenhum documento.Basta comunicar a família do seu desejo da doação.A doação só acontece após autorização familiar.
QUE TIPOS DE DOADOR EXISTEM?
Doador vivo-qualquer pessoa saudável que concorde com a doação,ele pode doar um dos rins,parte do fígado,parte da medula óssea e parte do pulmão.Pela Lei,parentes até quarto grau e cônjuges podem ser doadores;não parentes,somente com autorização judicial. 
Doador cadáver-são pacientes em UTI com morte encefálica,geralmente vítimas de traumatismo craniano ou AVC.A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico como qualquer outra cirurgia.
QUAIS ÓRGÃOS E TECIDOS QUE PODEM SER OBTIDOS DE UM DOADOR CADÁVER?
Coração,pulmão,fígado,pâncreas,intestino,rim,córnea,veia,ossos e tendão.
PARA QUEM VÃO OS ÓRGÃOS?
Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em fila única,definida pela central de Transplante da Secretaria de Saúde de cada estado e controlada pelo Ministério da Saúde.
APÓS A DOAÇÃO O CORPO CADÁVER FICA DEFORMADO?
Não,a retirada dos órgãos é uma cirurgia como qualquer outra e o doador poderá ser velado normalmente.

                          NENHUM DE NÓS PODE CONSIDERAR-SE LIVRE DA POSSIBILIDADE DE UM ÓRGÃO TRANSPLANTADO,O DESTINO APONTA PARA QUALQUER UM
                      João Ubaldo Ribeiro


                          SEJA UM DOADOR DE ÓRGÃO.AVISE SUA FAMÍLIA!
fonte/envio:Popular FM/ Dandy dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário