terça-feira, 17 de setembro de 2013

Audiência pública discutiu ampliação do sistema antigranizo em Videira e região


Aconteceu na manhã desta segunda-feira (16)  uma Audiência Pública que discutiu a implantação do sistema antigranizo na região da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira e Caçador. O evento aconteceu no auditório da Amarp e contou com a participação do secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, prefeitos e secretários de agricultura que reivindicaram do governo do Estado recursos para o aumento da rede de geradores antigranizo dos atuais 75 para 139, distribuídos nos 14 municípios destas regiões..
O secretário de Estado Defesa Civil, Milton Hobus, informou que o governo do Estado está estruturando uma rede de prevenção de desastres naturais. Entretanto, o secretário esclareceu que o Executivo tem dúvida se os prejuízos gerados pela precipitação de granizo são coletivos ou individuais. “Vamos analisar a fundo e ver se o estado pode ser parceiro, uma vez que os prejuízos atingem o patrimônio privado”, garantiu.

 O secretário de Agricultura, Celso Brancher salientou que, atualmente, Videira conta com 18 queimadores antigranizo instalados em pontos estratégicos do município. Nove deles são custeados pelo município que investe cerca de R$ 110 mil/ano e os outros, são resultados do convênio que Videira mantém com a Associação Antigranizo de Fraiburgo e a Associação dos Produtores de Maçã,  que a cada aparelho implantado pelo município, instala outro.


O sistema antigranizo é formado por queimadores, que lançam nas nuvens um composto químico com a capacidade de dissolver o granizo, diminuindo a incidência e, consequentemente, o prejuízo causado às lavouras e pomares com chuvas de pedras, protegendo todo o território deste efeito climático constante na região. A Audiência Pública sobre o Antigranizo foi promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e pala Secretaria de Estado da Defesa Civil, com o apoio da SDR Videira.
fonte/envio: Popular FM- Dandy dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário