segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Romaria do Centenário do Contestado: “Laudato Si”


Múltiplos atores, de diferentes dimensões, com interesses comuns, interagem em função desse resgate do Contestado. É neste quadro que emerge um imaginário de conexões, nas quais a noção de rede é fundamental. As conexões se forjam no cotidiano e somente assumem visibilidade nos momentos de mobilização mais ampla como é o caso das romarias da terra. Há uma verdadeira rede de símbolos e significados que, além de situar o ser humano do Contestado na história, lhe oferece um sentido para a existência. Entre os muitos símbolos do Contestado, destacam-se e são considerados de maior importância as águas, as cruzes, os batismos, as orações e benzimentos e as romarias. Nesta edição do Jornal Vitória apresentamos uma carta de Dom Severino Clasen, convocando a todos para a Romaria do Centenário do Contestado.

Romaria do Centenário do Contestado: “Laudato Si”

O Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis inspirou o Papa Francisco a escrever uma carta para todas as pessoas de boa vontade. Nenhum ser humano poderá dizer: “esse assunto não me interessa.”
Em setembro, teremos a grande Romaria do Contestado em Timbó Grande. Nenhum diocesano poderá dizer que esse assunto não lhe interessa, pois trata-se de celebrar, lembrar e despertar o cuidado para com a nossa terra, para com os seres viventes, para com o Criador e todas as suas criaturas. O ser humano é a criatura especial, feita a imagem e semelhança do Criador. Vivemos em tempos de escassez de sustentabilidade. A ecologia humana sofre terríveis danos com essa crise.
A nossa Diocese de Caçador e o Regional Sul IV acolheremos os romeiros de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Nós, catarinenses, e, de modo todo especial e com alegria contagiante, a Diocese de Caçador com suas 25 paróquias e mais de 500 comunidades, nos ocuparemos, com determinação e alegria evangélica, para marcar presença e acolher bem a todos os visitantes. Como Igreja em comunhão, que caminha ao encontro das pessoas que fomentam a esperança e alegria no seguimento a Jesus Cristo, como discípulos missionários, não teremos outra programação em nossas comunidades naquele final de semana da Romaria. Nos dias 11 e 12 acontecerá o Encontro do Sulão das CEBs, em Fraiburgo, e com caravanas, comboios, caminhadas, cavalgadas, no dia 13 de setembro, todos somos convidados a participar da Romaria do Centenário do Contestado, em Timbó Grande. Essa programação já foi marcada com muita antecedência para que em cada paróquia haja boa preparação para participar da Romaria, com grande número de peregrinos. É um gesto de comunhão e compromisso com toda a Igreja de Jesus Cristo. Ele nos chama a caminhar em busca da liberdade e nos convoca para a festa da unidade, da fraternidade, do amor e da superação de toda a forma de individualismo, egoísmo e indiferença.
Uma nova motivação e referência dessa Romaria do Contestado é belíssima encíclica do Papa Francisco sobre a Ecologia. “O universo desenvolve-se em Deus, que o preenche completamente. E, portanto, há um mistério a contemplar numa folha, numa vereda, no orvalho, no rosto do pobre. O ideal não é só passar da exterioridade à interioridade para descobrir a ação de Deus na alma, mas também chegar a encontrá-Lo em todas as coisas, como ensinava São Boaventura: ‘A contemplação é tanto mais elevada quanto mais o homem sente em si mesmo o efeito da graça divina ou quanto mais sabe reconhecer nas outras criaturas’.” (Laudato Si, 233). Temos certeza de que o momento mais forte da Romaria será o celebrativo, pois é quando a criação encontra a sua maior elevação na Eucaristia (n.236).
Todas as paróquias receberam o livrinho “Romaria do Centenário do Contestado”. Encontramos nele as oportunas reflexões e indicativos para nos prepararmos bem para celebrar, conviver, acolher e experimentar a ternura de Deus que se manifesta na natureza e como devemos proteger a própria ecologia humana. O cuidado com as criaturas faz enxergar a ternura de Deus Pai criador. Pois, na verdade, a pessoa humana cresce, amadurece e santifica-se tanto mais, quanto mais se relaciona, sai de si mesma para viver em comunhão com Deus, com os outros e com todas as criaturas. Assim, assume na própria existência aquele dinamismo trinitário que Deus imprimiu nela desde a sua criação. Tudo está interligado, e isto convida-nos a maturar uma espiritualidade da solidariedade global que brota do mistério da Trindade” (n. 240).
Com essa consciência e compromisso de unidade, na fraternidade diocesana, conto com todos os sacerdotes da Diocese com grande número de cristãos leigos e leigas, religiosos e religiosas, na Romaria do Centenário do Contestado. A grande oportunidade será no dia 12, em Fraiburgo, na missa de encerramento do Sulão das CEBs, às 18:30h, quando, também, daremos abertura à Romaria do dia seguinte, em Timbó Grande. A nossa Diocese será o palco desses dois grandes eventos para toda a Igreja no Sulão do Brasil. Cada paróquia de nossa diocese de Caçador terá uma barraca e assumiu o compromisso de oferecer alimentos ou sucos gratuitamente aos romeiros.
Que Nossa Senhora, que caminhava em peregrinação para Jerusalém, caminhe conosco e não encontre ninguém ausente da celebração da unidade e da solidariedade.

Dom Frei Severino Clasen

Bispo diocesano de Caçador
______________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário