segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Especialização em Comunicação e Jornalismo




Comunicar é uma necessidade humana, social e de todas as espécies de seres vivos. Falta na atualidade uma comunicação social e jornalística responsável, ética, comprometida com a verdade e com as causas populares, que promova a consciência de classe em vez do profundo e intricado processo de ideologia ao qual os monopólios submetem as pessoas.

A Associação Cultural Comunitária Amigos de Tangará, a Diocese de Caçador e a UNOESC (Videira) estabeleceram uma parceria em torno de um projeto de especialização em Comunicação e Jornalismo Social e Religioso. Esta parceria obteve sucesso e estará lançando a primeira turma de pós-graduação em jornalismo com 30 inscritos. As linhas de pesquisa do curso são: a) Comunicação Social; b) Jornalismo social e religioso; c) Multimídias. 

O curso, de 360 horas aula, tem o objetivo de capacitar graduados em diversas áreas do conhecimento em técnicas jornalísticas e editoriais, para que possam atuar profissionalmente como comunicadores, investigadores e produtores de conteúdos informativos, valorizando os acontecimentos e conhecimentos locais e populares.

A novidade deste curso, é que ele emerge da necessidade de ampliar e qualificar a comunicação de experiências e práticas de organizações sociais e religiosas, rádios, veículos de comunicação alternativos, cooperativas, associações... além de socializar os conhecimentos acumulados historicamente na área da comunicação, com enfoque em jornalismo social e religioso.

A primeira etapa do curso acontecerá nos dias 05 e 06 de setembro, com início às 13:30h (sábado) e término as 17h do domingo. O curso acontecerá no Centro de Formação João Paulo II, Castelhano, Caçador. A primeira etapa terá como professor PhD. Pedrinho Guareschi (Porto Alegre-RS). Ele tem dezenas de livros escritos e tem três pós doutorados. 

Além desta primeira etapa, ainda neste ano de 2015 teremos outras três etapas com as seguintes datas, disciplinas e professores:

03 e 04 de outubro – a primeira parte da disciplina: Jornalismo especializado: Ideologia e Consciência de classe, com a professora Mestra Elaine Tavares, da UFSC (Florianópolis). A segunda parte desta disciplina será nos dias 05 e 06 de dezembro. E, em novembro, nos dias 07 e 08, teremos a disciplina de Comunicação, Estado e Sociedade, com o professor doutor - Dr. Marcos Rodrigues da Silva, da FURB (Blumenau)

As demais etapas acontecerão durante o ano de 2016, quase sempre no primeiro final de semana de cada mês, no mesmo local e horário.



Maiores informações com o Coordenador Pe. Dr. Gilberto Tomazi – Fone: 49 9155 9095 - e-mail: giltom3@gmail.com
______________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário