terça-feira, 11 de agosto de 2015

Tangará realiza Conferência Municipal da Assistência Social


Créditos: Anne Arithuza Alves
Foi realizada na tarde de sexta-feira (07/08), a X Conferência Municipal de Assistência Social no município de Tangará, coordenada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS - no Centro de Múltiplo Uso.

O tema da conferência neste ano é “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” e o lema “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026, o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O SUAS é Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Em 2015 comemora-se 10 anos de Sistema Único de Assistência Social, sendo necessário realizar uma avaliação referente ao que já foi construído e pensar em propostas que atendam as novas demandas do município, objetivando discutir as situações de desproteção e apontar rumos para o amadurecimento da política. 

A palestrante que desenvolveu os trabalhos na Conferencia foi Joviane Colombelli - Gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR de Joaçaba. O evento mobilizou a população de Tangará, especialmente os usuários dos serviços de assistência social.

Na oportunidade foram formados grupos de trabalho e os temas analisados foram:

- Dignidade humana e justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS;

- Participação Social como fundamento do SUAS;

- Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público e Republicano;

- Qualificação do trabalho do SUAS;

- Assistência Social é Direito.

Este trabalho de mobilização é um espaço para ouvir as demandas dos usuários quanto às ações e serviços de Política de Assistência Social, bem como, iniciar um debate introdutório do tema e das dimensões definidas pelo Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS a serem debatidos na X Conferência. Na conferencia municipal foram elencadas as deliberações e a eleição dos delegados que participarão da Conferencia Estadual. Na estadual, serão discutidas e deliberadas as propostas dos municípios a serem encaminhadas ao Conselho Nacional para nova etapa de discussão e deliberação. A conferência estadual acontecerá no período de 30 de setembro a 02 de outubro.

envio: assessoria de imprensa
_________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário