quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Padre Pedro destaca Itapiranga como exemplo de saneamento básico


O deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT/SC) elogiou hoje (18), no Plenário da Assembleia Legislativa, o município de Itapiranga, que está implantando uma Estação de Tratamento de Esgoto que vai atender 100% da população. “Quero aqui destacar esta experiência administrativa positiva. Talvez seja o único município da federação que em curto espaço de tempo vai atingir este índice de cobertura”, ressalvou.

Segundo o parlamentar, o investimento na rede de tratamento de esgoto, de R$ 2,6 milhões, não é um volume tão alto perto do que simboliza e significa. Itapiranga tem se destacado também porque iniciou o processo de coleta seletiva de lixo dando a ele o destino correto e necessário. “Para isso, a prefeitura fez um trabalho de conscientização e envolveu inúmeras lideranças para implantar o programa”, disse.

Padre Pedro disse que o município também conseguiu levar água encanada e tratada para todas as famílias que residem no município. “São iniciativas extraordinárias com reflexo na qualidade de vida, na saúde no bem estar da população”, comentou.



O deputado afirmou que Itapiranga está localizada sobre uma das maiores bacias, a do Rio Uruguai e sob ele se encontra a grande reserva subterrânea de água, do Aquífero Guarani. “Portanto deve se ter cuidado redobrado no cuidado desta água, principalmente no que se refere aos dejetos humanos.” Segundo Padre Pedro, levantamento da ONU prevê que em 2030 o planeta vai precisar de 40% a mais de água.


“Esta constatação nos remete a outra grande preocupação. Como trabalhar o reuso da água no nosso planeta, na nossa sociedade?”, questionou. Para o deputado, este, sem dúvida, vai ser um dos grandes desafios de todos, da sociedade mundial para os próximos anos. “Como utilizar a água, preservar fontes e nascentes, o cuidado com ela e o trato da questão do esgoto em todos os nossos municípios da federação”, citou.

assessoria de comunicação
_____________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário