terça-feira, 3 de outubro de 2017

Fortalecendo a parceria entre a agricultura familiar e a alimentação escolar no município de Tangará



 Sabendo-se a importância da inserção de alimentos oriundos da agricultura familiar nos cardápios da alimentação escolar, duas turmas de 1º ano (integral e vespertino) do Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto (CETA) realizaram uma visita na propriedade “Hortaliças Alberti”, localizada na linha Gramado dos Santos, com o objetivo de conhecer os variados tipos de verduras e legumes produzidos, tendo a oportunidade de saber como são plantados, cultivados e colhidos, visto que os alunos consomem estes alimentos diariamente na escola. A visita aconteceu no dia 26/09 e contou com a presença das professoras Fabiana Dalmolin e Iara Aparecida Duquesne, da Diretora Geral Roseli Botegal, do professor Cleber Fontana Gonçalves da Silva e da nutricionista responsável técnica pelo Programa Nacional da Alimentação Escolar no município Lenise Camilotti Sartor.
Tangará destina anualmente mais de 52% do recurso Federal recebido para o Programa Nacional de Alimentação escolar – PNAE, para compras de alimentos oriundos da Agricultura familiar, formando uma forte parceria com nossos agricultores e incentivando sua produção.
 A Alimentação escolar contribui para o processo de crescimento, desenvolvimento e rendimento escolar dos estudantes, ao mesmo tempo incentiva a formação de hábitos alimentares saudáveis, além de garantir um suprimento mínimo de nutrientes necessários diariamente.
 Segundo a nutricionista Lenise “a inserção de alimentos oriundos da agricultura familiar na alimentação escolar permite que alimentos mais saudáveis, frescos e de maior qualidade sejam consumidos, aumentando a diversidade de vitaminas, minerais e fibras na alimentação”.
 Ao final da visita foi realizado um piquenique onde os alunos puderam saborear um delicioso lanche preparado com alimentos provenientes da agricultura familiar de nosso município. Teve frutas, bolo de cenoura, cuca e suco de uva.
 No dia seguinte foi trabalhado em sala de aula os diferentes tipos de legumes e verduras conhecidos durante a visita, com atividades educativas e de fixação, onde os alunos foram incentivados a desenhar e colorir. Neste mesmo dia os alunos do 1º ano integral ajudaram as merendeiras a preparar a salada do dia, com as verduras colhidas por eles no dia anterior.
 fonte: assessoria de imprensa

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