quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Secretários Estaduais de Educação analisam o ensino médio


Foto:  Osvaldo Nocetti

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que reúne os 27 secretários estaduais, iniciou sua terceira reunião ordinária em Florianópolis discutindo as cinco propostas regionais formuladas pelos Grupos de Trabalho instituído pelo Consed. Os representantes estaduais debateram o diagnóstico do ensino médio analisando os pontos que foram sugeridos nas reuniões regionais do Consed. Decidiu-se pelo aprofundamento do estudo antes da finalização de uma proposta a ser encaminhada ao MEC. Nesta quinta-feira, 18, será feita uma apresentação ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, sobre o atual estágio do estudo.
De acordo com o anfitrião do encontro e secretário de Estadual de Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, o evento permite a troca de experiências com profissionais de outros estados. “Todas as discussões realizadas são pertinentes e serão aproveitadas, assim como as boas práticas apresentadas servirão para melhoraria da educação catarinense”, defende.
Para a presidente do Consed e secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, os diagnósticos levantados pelas regiões brasileiras nortearão o planejamento das políticas públicas voltadas para o Ensino Médio de cada estado e também para subsidiar o Ministério da Educação.
Ainda na quarta-feira, no período da tarde, houve a apresentação do Prêmio Gestão Escolar, pela assessora técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), Beatriz Cortese. O Prêmio há 13 anos valoriza e divulga as práticas exitosas de gestão das escolas públicas brasileiras.  O superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, também esteve presente na reunião e apresentou o programa Jovens do Futuro, uma parceria do Unibanco com os estados e o Ministério, cuja iniciativa apoia projetos que possam ser disseminados como complementares de uma política pública voltada aos jovens do ensino médio.
Encerrando a pauta do dia a diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), Carmem Neves, ressaltou aos secretários a importância dos programas de formação de professores realizada pela entidade, que visa formar todos os profissionais da educação em nível superior.
As discussões serão retomadas amanhã com a participação do ministro, juntamente com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e dos técnicos do Ministério da Educação, Binho Marques, (Articulação de Ensino), César Callegari, (Educação Básica) e José Henrique Paim (secretário executivo do MEC).
Ainda no dia 18, pela manhã, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) apresentará as novas regras para licitação de obras aos secretários. À tarde, a secretária de Educação de Minas Gerais, Ana Lúcia Gazzola, continuará o encontro apresentando o programa de intervenção pedagógica de Minas Gerais e logo após os secretários do Rio de Janeiro e de São Paulo, Wilson Risolia e Herman Voorwald, falarão sobre as experiências em seus estados sobre meritocracia e premiação.
O encontro se encerra na sexta-feira (19), com apresentação da pesquisa sobre os anos finais do Ensino Fundamental, além da apresentação sobre o Programa da Educação Prisional, proferida pela secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, do MEC, Claudia Dutra, e diretor-geral, Augusto Rossini.

Fonte: www.sed.sc.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário