segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Teste simples ajuda a identificar AVC

Uma pessoa morre a cada seis segundos no mundo devido ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame. No Brasil, em 2010, foram registrados 33.369 óbitos de pessoas com idade de até 70 anos em decorrência da doença, que está entre as principais causas de morte no país. No Dia Mundial do AVC – 29 de outubro –, organizações de saúde intensificam o alerta para prevenir e identificar os primeiros sintomas da doença.
Entre os principais fatores de risco estão a hipertensão, o diabetes, o colesterol elevado e o fumo. Na identificação do AVC, os sintomas mais comuns são a perda de força muscular de um lado do corpo, fala enrolada, desvio da boca para um lado do rosto e sensação de formigamento no braço. Além de dores de cabeça súbitas ou intensas, tontura, náusea e vômito.
Para ajudar no reconhecimento de alguém que parece ter os primeiros sinais do derrame, os médicos ensinam o teste SAMU. Primeiro, peça para a pessoa dar um “Sorriso” e verifique se a boca fica torta. Depois, peça um “Abraço” e note se ela consegue levantar os dois braços. Em seguida, peça para que cante um trecho de uma “Música” e perceba se a voz está arrastada ou embolada. Se você identificar qualquer um destes sinais, ligue “Urgente” para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) no número 192.
fonte:Radioagência NP, Daniele Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário