segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Comércio deve abrir 20 mil vagas temporárias até 2013

imagem ilustrativa Rua .Felipe Schmidt-Floripa- professorpizzarro.blogspot.com.br


As festas de final de ano e o início da temporada de verão devem trazer um novo impulso à economia catarinense, estima a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC). A entidade calcula um aumento de 3% a 3,5% nas vendas para o período, o que possibilitaria a abertura de 20 mil novos postos de trabalho temporários. 

Apesar dos primeiros meses do ano apresentarem números negativos - com queda de 1,06% no volume de vendas em relação ao mesmo período do ano passado – o sentimento da FCDL-SC é de otimismo. A queda nos juros e a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) devem manter o comércio aquecido nos próximos três meses, com perspectivas de boas vendas tanto em dias comuns quanto em datas comemorativas. “A época de final de ano é costumeiramente um período em que as vendas melhoram, tendo em vista que as famílias dedicam os primeiros meses do ano ao pagamento de impostos como IPTU, IPVA e despesas escolares”, explica o vice-presidente para Assuntos Públicos e Políticos da FCDL-SC, Osmar Silveira. 

A expectativa, acrescenta Silveira, é que o comércio estadual feche 2012 com aumento nas vendas de 3% a 3,5% em relação a 2011. O incremento deve ser ainda maior no período do Natal, com aumento nas vendas em torno de 5%. 

Mais emprego 
Com o crescimento nas vendas, acredita Silveira, devem ser abertos cerca de 20 mil postos de trabalho temporários em todo o estado. O ritmo das contratações, disse, já vinha se intensificando a partir de agosto, com a comemoração do Dia dos Pais, e deve se manter em alta até o carnaval, em 2013. 

Entre as principais vagas oferecidas estão a de atendente, caixa, empacotador, estoquista, auxiliar de depósito, faxineiro e vigilante, com salário base de R$ 800 a R$ 930. “Haverá mais oferta de empregos em cidades litorâneas como Florianópolis e Balneário Camboriú, em razão da própria movimentação turística, mas esperamos um grande incremento também nos municípios do interior do estado, como Chapecó e Lages, com forte atuação no setor varejista”, disse. 

Segundo números levantados pela FCDL-SC em anos anteriores, entre 10% e 15% dos trabalhadores contratados para o período são efetivados em suas vagas. As empresas, explica Silveira, dão prioridade a quem tiver habilitação prévia em áreas como informática e atendimento, mas valorizam também a atuação. “Pessoas habilitadas chegam em vantagem, mas isso não quer dizer que aquelas que não forem tão capacitadas não terão oportunidade. Nesta época há muitos empregos e nada mais justo do que efetivar quem apresentar um bom desempenho”. (Alexandre Back) 

fonte:Alesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário