terça-feira, 16 de outubro de 2012

TJ acolhe pedido do Governo do Estado de manter a administração do Samu


A Secretaria de Estado da Saúde informou, nesta segunda-feira, 15, que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) continuará sendo gerido pela Organização Social (OS) Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). O Estado de Santa Catarina, por meio da Procuradoria Geral, impetrou um mandado de segurança e o Tribunal de Justiça acolheu o pedido, reconhecendo as razões pelas quais a execução dos serviços deve ser mantida, em respeito à continuidade do serviço prestado pelo Samu.
A medida do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), do dia 4 de outubro, publicada no Diário Oficial no dia 8, determina a suspensão da decisão de romper a administração do serviço. Com isso, a Secretaria da Saúde está legalmente respaldada para manter o contrato com a SPDM até que aconteça o julgamento e o juiz dê a sentença final. “Para a população, isso significa que o Samu continuará oferecendo um serviço de qualidade a quem precisa de atendimento de urgência e emergência”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira.
O Ministério Público (MP) entrou com um mandado de segurança, em agosto, pedindo o cancelamento da decisão do governo de descentralizar a Gerência do Samu para a Organização Social SPDM. O Governo do Estado recorreu ao mandado impetrado pelo MP e este processo está tramitando no Supremo Tribunal federal (STF). “Para garantir o atendimento à população, o Estado também entrou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça, para pedir a manutenção do serviço, enquanto não se julga o mérito. Esse foi o mandado que acaba de ser atendido pelo Tribunal de Justiça”, destacou Dalmo Claro de Oliveira.

Fonte: www.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário