terça-feira, 30 de outubro de 2012

Nove cidades de SC ainda não sabem quem são seus novos prefeitos


Apesar do encerramento das eleições municipais, com a realização do segundo turno no último domingo (28), nove municípios de Santa Catarina ainda não sabem quem serão seus prefeitos a partir de 1º de janeiro. São cidades cuja disputa está sub judice e aguarda julgamento de recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que deve ocorrer até 19 de dezembro, data para a diplomação dos eleitos. 
Em oito desses municípios, podem ocorrer novas eleições. Isso porque os mais votados estão com seus registros sub judice e os segundos colocados não obtiveram 50% mais um dos votos válidos, condição exigida pela legislação para que o resultado de uma eleição seja homologado. 
Um dos casos de maior repercussão no estado é em Criciúma, no Sul do estado. O atual prefeito, o ex-deputado estadual Clésio Salvaro (PSDB), concorreu à reeleição, mas teve a candidatura impugnada, com base na Lei da Ficha Limpa. Salvaro recorreu ao TSE e aguarda a manifestação do tribunal. 
O atual prefeito não teve os votos validados mas, segundo o TSE, obteve 76,4% dos votos. Como a segunda colocada, a deputada federal Romanna Remor (PMDB), não atingirá 50% mais um dos votos válidos, caso o registro de Salvaro seja negado, o município teria que realizar uma nova eleição. 
Em outras sete cidades, a situação é parecida: Campo Erê e Ponte Serrada, no Oeste; Benedito Novo, no Médio Vale do Itajaí; Tangará e Videira, no Meio Oeste; Presidente Nereu, no Alto Vale do Itajaí; e Balneário Rincão, no Sul do estado. 

Grande Florianópolis 
Palhoça, na região metropolitana da Capital, também está com resultado sub judice, mas a possibilidade de nova eleição está descartada, já que o candidato mais votado, Ivon de Souza (PSDB), não somou mais de 50% dos votos válidos. 
A candidatura do tucano foi contestada na Justiça Eleitoral pelo seu próprio partido, sob a alegação que a convenção que o havia escolhido como candidato não era válida. O caso está sob análise do TSE. Caso a votação de Ivon não seja validada, quem assume a prefeitura é Camilo Martins (PSD), o segundo colocado. (Marcelo Espinoza) 


Fonte: www.alesc.cs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário