foto/SDR/Vda |
A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) está visitando todas as regiões do Estado para divulgar e promover a campanha “Municípios em Ação – A Importância da Criação e Estruturação da Defesa Civil Local”. Na manhã desta terça-feira, 4, foi a vez da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira (SDR), a diretora de capacitação, pesquisas e desastres da SDC, Regina Panceri, explanou o tema durante uma reunião com os prefeitos eleitos e reeleitos da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp). O encontro aconteceu no auditório da Amarp.
Na ocasião, foi apresentado um audiovisual sobre a importância e as incumbências das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec). Também foi entregue aos participantes uma cartilha com as principais orientações de como criar uma Coordenadoria Municipal e as competências do município conforme a Lei nº 12.608. De acordo com Regina, torna-se mais barato para o município atuar preventivamente. “A cada R$ 1 investido em ações de prevenção são economizados R$7 em respostas aos desastres”, frisou.
O encontro sensibilizou os municípios a implantarem políticas de Defesa Civil, com foco na prevenção, preparação e resposta aos desastres. “É no município que os desastres ocorrem e o governo municipal tem que estar preparado para enfrentar estas adversidades. A coordenadoria municipal irá trabalhar para que os danos sejam os menores possíveis, protegendo a população dos desastres que cada vez mais atingem nosso Estado”, justificou o secretário regional, Evandro Colle.
As reuniões já foram realizadas com os prefeitos das regiões de Joaçaba, Criciúma, Tubarão, Lages, Jaraguá do Sul, Joinville e Mafra. Nesta semana, os encontros seguem em Xanxerê, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Campos Novos, Curitibanos, Concórdia, Maravilha e Chapecó. No total, serão 21 encontros compreendendo todas as regiões do Estado.
fonte:Josiane Ugolini - Assessora de Comunicação - SDR Videira
Nenhum comentário:
Postar um comentário