terça-feira, 3 de setembro de 2013

Representantes de 25 países debatem política energética em encontro do MAB


A política energética nacional é debatida por representantes de 25 países no Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Entre os dias 2 e 5 de setembro, a cidade de Cotia (SP) recebe cerca de 3 mil atingidos, além de lideranças de movimentos sociais e entidades da sociedade civil.
As violações de direitos humanos que acontecem sistematicamente nas barragens em todo o país estão entre os principais debates. O MAB pressiona o governo federal para que institua uma Política Nacional de Direitos para as populações atingidas.
Outro tema de destaque no encontro é a construção de grandes barragens no Brasil, e em especial na Amazônia. Atualmente 45 grandes e pequenas barragens para geração de eletricidade estão em construção, e até 2021 a previsão é de mais 99 obras, com despejo de milhares de famílias.
Os atingidos por barragens também questionam o papel das transnacionais no setor.  Além dos debates, estão previstas manifestações nas ruas contra os leilões do petróleo e a privatização das barragens. Tudo isso contribui para que os brasileiros paguem a sexta tarifa mais cara do mundo, apesar do baixo custo de produção.
fonte-Radioagência NP, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário