Foto: Valter Campanato/ABr |
Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), nesta terça-feira (10), mostra que a maioria da população brasileira é favorável à contratação de médicos estrangeiros por meio do Programa Mais Médicos.
Ao todo, 73,9% das 2.002 pessoas entrevistadas, apoiam o programa e 49,6% delas acreditam que o Mais Médicos solucionará problemas graves relacionados à saúde no país.
Os recentes episódios com demonstrações de xenofobia, racismo e preconceito que reverberaram nas últimas semanas demonstraram que as críticas ao programa ultrapassam a questão da saúde pública e chegam ao campo político e ideológico.
Acostumados a trabalhar em zonas de conflito ou países com baixo IDH na América Latina, África e Ásia, 96 médicos, na sua grande maioria cubanos que haviam acabado de participar do primeiro dia do curso de formação sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), em Fortaleza (CE), foram rechaçados por dezenas de médicos brasileiros em agosto com gritos, xingamentos e vaias.
O triste episódio teve grande repercussão na mídia e nas redes sociais através da foto de um médico cubano negro sendo vaiado por jovens médicas brasileiras, o que levantou a discussão do racismo contra os cubanos.
fonte: Radioagência NP, Leonardo Ferreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário