quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Catadores de 15 países discutem gestão dos resíduos sólidos


Milhares de catadores de 26 estados brasileiros e 14 países da América Latina, Caribe, Ásia, África e Europa reunidos em um único lugar. Esta é a dinâmica da quarta edição da “Expocatadores” , realizada no Parque Anhembi, em São Paulo, entre os dias 18 e 20 de dezembro. O evento dissemina tecnologias e iniciativas para a gestão eficiente dos resíduos sólidos.  
O foco é a busca da inclusão social e melhorescondições de trabalho para os catadores, associações e cooperativas de reciclagem, segundo Roberto Laureano da Rocha,coordenador da Expocatadores.
“2014 é um ano bastante promissor pra gente porque é o ano que os municípios brasileiros precisam apresentar seus planos de resíduos, vamos ter fazer as erradicações dos lixões a céu aberto.”
Além da valorização profissional dos catadores, a Expocatadores busca fortalecer a cadeia produtiva de materiais recicláveis de forma sustentável e inclusiva. Roberto explica que outro objetivo do evento é despertar novos negócios para cooperativas e redes de catadores, formadas por mais de um milhão de trabalhadores.
“Com todo esse panorama acreditamos que as prefeituras vão entender que, primeiro, é possível fazer pelos catadores desde que elas paguem por esse serviço e que não é necessário fazer a queima, incinerar o material porque essa é uma matéria-prima que trabalho para uma cadeia enorme para várias famílias.”
Até agosto de 2014, todas as cidades brasileiras devem elaborar e colocar em prática seus planos de gestão de resíduos sólidos e eliminar os lixões. A menos de um ano para o prazo, cerca de 10% dos municípios cumpriram o cronograma. Estima-se que a produção de lixo no Brasil seja de 193.642 toneladas por dia.
fonte: Radioagência NP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário