Para o Prof. Maurício, de acordo com o pensamento de Adelcio, a educação não pode ser analisada somente como um simples veículo transmissor, mas também um instrumento de crítica dos valores herdados e dos novos valores que estão sendo propostos. A educação abre espaço para que seja possível a reflexão crítica da cultura. Além disso, a educação precisa constituir-se em tomada de posição sobre a vida em todos os âmbitos.
Adelcio exibe coragem em seus pontos de vista e em um exercício intelectual ao descobrir que a verdade é aceitar o desafio da mudança, é ter a coragem de enfrentar os desafios do desenvolvimento.
O educador não pode desempenhar sua tarefa e prestar sua contribuição histórica se o seu projeto de trabalho não estiver lastreado nesta visão da totalidade humana.
O contributo de Adelcio reveste-se de fundamental importância para a educação brasileira, visto que se, de um lado, Adelcio teorizou as questões educacionais, de outro lado, no entanto, Adelcio se engajou nas ações concretas, aceitando os riscos inerentes a quem assume os desafios e enfrentamentos.
Por sua vez, para o Secretário do órgão, Conselheiro Osvaldir Ramos, a escolha de Adelcio por unanimidade demonstra que a Universidade deseja continuar no ótimo caminho que vem trilhando, fazendo jus a aplausos.
Fonte: PortalCDR
Nenhum comentário:
Postar um comentário