quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Uso racional de medicamentos foi tema de palestra para moradores da Vila Verde


A equipe multiprofissional da Estratégia de Saúde da Família do Bairro Vila Verde realizou na última semana mais um encontro do Grupo Hiperdia desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Videira.  O Hiperdia é um sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à hipertensão arterial e ao Diabetes Mellitus, em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde.
A equipe reuniu cerca de 40 moradores do bairro, que são portadores de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, para uma palestra com a farmacêutica Flávia Panceri, que abordou o tema "Uso racional de medicamentos”.

O tema foi escolhido com a intenção de orientar a população sobre a importância do uso correto das medicações e sobre os riscos à saúde nos casos em que os medicamentos não são utilizados conforme orientação do médico e dos demais profissionais da saúde. Na oportunidade  também foi realizada a aferiguação da pressão arterial pela enfermeira e pela técnica de enfermagem da unidade, como forma de acompanhamento e monitoramento da hipertensão arterial sistêmica. O encontro foi encerrado com um lanche e sorteio de brindes.
 Em Videira o programa Hiperdia tem cadastrados 4.507 pacientes. Destes 2.991 pacientes são hipertensos, 198 pacientes são diabéticos e 1.318 pacientes são diabéticos e hipertensos.
Para ouvir a matéria (áudio)
clique aqui:hiperdia vila verde

fonte/envio:Dandy dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário