segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

DESCHAMPS CULPA NOVAMENTE O PISO DO MAGISTÉRIO PELA FALTA DE ESTRUTURA NAS ESCOLAS


Mais uma vez o Secretário de Estado de Educação disse a imprensa que a falta de investimentos em estrutura das escolas é culpa dos salários dos trabalhadores em educação, já que a Lei do Piso obriga os Governos a reajustarem anualmente os vencimentos, conforme determina a mesma.

 O que Deschamps não comenta é que as verbas para pagamento de salários e para obras de estrutura é garantida pelo FUNDEB. Segundo a Lei nº11494/2007, dos recursos do FUNDEB enviados aos Estados, os mesmos devem gastar 60% em pagamento de salários e 40% em obras de manutenção ou novas construções. Sendo assim, a verba existe, o que falta é uma gestão eficiente destes recursos, já que o Governo do Estado não faz uma política salarial para os trabalhadores e ao mesmo tempo incha a máquina da educação com contratações de comissionados.
 Como pode um Estado com um dos maiores PIBs do país não conseguir garantir uma carreira aos seus professores, nem tão pouco escolas de qualidade para a comunidade?
 Veja o que ele disse ao Jornal do Almoço: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/governo-anuncia-balanco-da-educacao-na-rede-publica-estadual-em-2013/3024101/
 O Secretário também não cumpriu os 200 dias letivos, ou 800 horas de direito dos alunos, já que por “birra” com o magistério, não permitiu a reposição dos 3 dias de aulas da paralisação nacional em abril deste ano.
Fonte: Sinte-SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário