quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Estudantes recebem aparelhos auditivos com sistema de FM


Com o intuito de melhorar o desempenho escolar de usuários de prótese auditivas, a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira, por intermédio da Gerência Regional de Saúde (Gersa), promoveu, nesta quarta-feira, 11, a entrega de quatro aparelhos auditivos de tecnologia assertiva com sistema de Frequência Modulada (FM), direcionado a estudantes, entre cinco e 17 anos. Os estudantes beneficiados são dos municípios de Videira e Caçador.
O aparelho funciona acoplado à prótese auditiva que os estudantes já utilizam e o principal objetivo do aparelho FM é diminuir os ruídos do ambiente, fazendo com que o aluno escute a voz do professor diretamente no seu aparelho auditivo, de forma clara, limpa e com um volume um pouco mais alto que os outros sons que ele escuta. Assim, o aparelho capta a voz do professor através de um microfone, que envia por frequência modulada para o receptor que deverá estar conectado à prótese auditiva.
Também participaram do evento as fonoaudiólogas da Otovida, empresa fornecedora, que repassaram as instruções e orientações de como utilizar os equipamentos aos pais, alunos e professores presentes, além das fonoaudiólogas dos municípios. O equipamento pode ser usado em casa também, para facilitar a comunicação com os pais, além disso, ele pode ser acoplado a aparelhos eletrônicos que tenham saída de áudio, como televisão, celular, videogame, entre outros. “Quem tem deficiência auditiva, tende a escutar televisão ou música em um volume muito alto, que atrapalha os outros moradores da casa. Com o sistema FM funcionando, isso não acontece, pois da mesma forma que ele capta a voz do professor, ele capta o som do aparelho eletrônico e transmite diretamente para a prótese auditiva, excluindo os ruídos”, esclareceu a fonoaudióloga Renata Leal.
 De acordo com o gerente de relacionamento da Otovida, cada aparelho custa aproximadamente R$ 4,5 mil para o Sistema Único de Saúde (SUS), contudo, os alunos não tem gasto nenhum.
Um dos contemplados com o aparelho é Bruno Padilha, de 16 anos, que cursa a segunda série do ensino médio, na Escola de Educação Básica Madre Terezinha Leoni. O aluno usa aparelho auditivo há dois anos e conta que nesse período suas notas aumentaram muito, pois antes não escutava os professores. “Esse aparelho vai me ajudar ainda mais. Eu sinto que eu sou diferente dos meus colegas por causa desse problema no meu ouvido, mas o professor não vai mais precisar repetir o que falou ou explicar só para mim, isso vai ser muito bom e eu vou conseguir aprender mais e melhor”, relatou o estudante.
Para o áudio d matéria

Fonte/envio:Dandy dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário