Padre Pedro destaca ampliação da compra de produtos direto da agricultura familiar, no entanto, pede que setor receba no mínimo 50% dos recursos
O deputado Padre Pedro Baldissera alertou as cooperativas e associações da agricultura familiar, nesta quinta-feira (8), para a abertura do edital para a compra de produtos da agricultura familiar, destinados à alimentação escolar. Mais de 12 milhões do Programa Estadual de Alimentação Escolar serão aplicados na aquisição direta de 15 produtos que fazem parte do cardápio escolar.
As cooperativas e associações interessadas deverão entregar até dia 30 de outubro, as propostas na sede da Secretaria, no Centro de Florianópolis. O edital completo está disponibilizado no Portal de Compras do Governo do Estado. “Este edital, para 2016, prevê que 30% dos alimentos sejam adquiridos da agricultura familiar, o que é o mínimo estabelecido pela legislação federal. Nós pedimos, no entanto, que esse percentual seja ampliado para no mínimo 50%, já que Santa Catarina é o Estado com a agricultura familiar mais forte no País”, explica Padre Pedro.
O parlamentar apresentou projeto, em 2008, prevendo o percentual mínimo de 50% dos recursos dirigidos à compra de produtos da agricultura familiar. Padre Pedro argumenta que mais de 80% dos alimentos consumidos no Estado tem como origem a agricultura familiar, o que demonstra a necessidade de ampliação do percentual de compras dirigido ao setor. “São recursos que garantem a continuidade das famílias na agricultura, que melhoram a qualidade de vida na roça e que, principalmente, garantem alimentos frescos e saudáveis lá nas escolas, em cada município”, afirmou.
Santa Catarina conta com uma rede de 120 cooperativas que poderão se credenciar.
assessoria de comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário