sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Aberto edital para compras de alimentos da agricultura familiar



Padre Pedro destaca ampliação da compra de produtos direto da agricultura familiar, no entanto, pede que setor receba no mínimo 50% dos recursos



O deputado Padre Pedro Baldissera alertou as cooperativas e associações da agricultura familiar, nesta quinta-feira (8), para a abertura do edital para a compra de produtos da agricultura familiar, destinados à alimentação escolar. Mais de 12 milhões do Programa Estadual de Alimentação Escolar serão aplicados na aquisição direta de 15 produtos que fazem parte do cardápio escolar.

As cooperativas e associações interessadas deverão entregar até dia 30 de outubro, as propostas na sede da Secretaria, no Centro de Florianópolis. O edital completo está disponibilizado no Portal de Compras do Governo do Estado. “Este edital, para 2016, prevê que 30% dos alimentos sejam adquiridos da agricultura familiar, o que é o mínimo estabelecido pela legislação federal. Nós pedimos, no entanto, que esse percentual seja ampliado para no mínimo 50%, já que Santa Catarina é o Estado com a agricultura familiar mais forte no País”, explica Padre Pedro.

O parlamentar apresentou projeto, em 2008, prevendo o percentual mínimo de 50% dos recursos dirigidos à compra de produtos da agricultura familiar. Padre Pedro argumenta que mais de 80% dos alimentos consumidos no Estado tem como origem a agricultura familiar, o que demonstra a necessidade de ampliação do percentual de compras dirigido ao setor. “São recursos que garantem a continuidade das famílias na agricultura, que melhoram a qualidade de vida na roça e que, principalmente, garantem alimentos frescos e saudáveis lá nas escolas, em cada município”, afirmou.

Santa Catarina conta com uma rede de 120 cooperativas que poderão se credenciar.


assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário