quarta-feira, 14 de outubro de 2015

REGIÃO: 6ª Feira do Livro será a maior que Videira já sediou




Evento acontece de 27 a 29 de outubro, no Clube Floresta

Entre os dias 27 e 29 de outubro, a Prefeitura de Videira, por meio das Secretarias de Educação e Turismo e Cultura, em parceria com a Associação dos da Biblioteca Euclides da Cunha (AABEC) promovem a 6ª Feira do Livro e 2º Encontro da Magia da Leitura. Durante o lançamento oficial, realizado na última sexta-feira (9), o prefeito Wilmar Carelli destacou que a 6ª Feira do Livro será um marco em eventos do gênero na região. "Pela importância da leitura na educação e na cultura de um povo, estamos empenhados em fazer desta a maior Feira do Livro que Videira já teve, trazendo importantes e renomados escritores e conferencistas nacionais para compartilhar suas experiências. Acreditamos que fazendo isto, estamos também incentivando a leitura". 

De acordo com o presidente da AABEC - Jairo Viebrantz Netto, uma das metas da Associação é justamente consolidar a Feira do Livro de Videira. Para tanto, entre as atrações do evento estão o cantor e compositor Gabriel Pensador; o conferencista Eduardo Tevah; o escritor, poeta e colunista do jornal Zero Hora Alexandre Britto; a escritora infantil Ângela Lago; Professor Altino Martins; o ex-presidente da Federação Espírita Catarinense Gerson Tavares. Os talentos locais também participarão do evento, como a Professora Renata Gamba que falará sobre o seu livro `Viver Além dos Filhos´ e o médico Francisco Karan que fará o lançamento da 3ª edição do seu livro ´Memórias de um Médico do Interior´. 

A 6ª Feira do Livro e 2º Encontro da Magia da Leitura também buscam proporcionar o contato dos alunos da rede pública de ensino com escritores renomados. Segundo a secretária de Educação - Roberta Martinez, é uma forma de incentivar a leitura e instigar o gosto pela literatura. "Toda vez que os alunos conversam com escritores há uma troca de conhecimento muito importante. Eles saem das palestras motivados a ler mais e é esse nosso objetivo, pois todos sabemos a importância que a leitura tem na vida das pessoas", pontuou. 

Patrono
A 6ª Feira do Livro e o 2º Encontro da Magia da Leitura, terão como Patrono, o senhor Valério Pietro Mondin. Ele foi escolhido de forma unânime pelos membros da Associação. De acordo com Jairo Netto o critério para esta definição foi o merecimento. "Seu Valério é membro fundador da AABEC, é atuante em nossos sebos e reuniões até hoje e, neste ano ainda nos encheu de orgulho lançando seu primeiro livro", afirmou. Já a homenageada, será a imprensa de Videira, pela importante contribuição na divulgação e no engajamento direto, nas ações de nossa associação.

Cunho Social
A Feira do Livro tem também um cunho social, desta forma, para entrar na feira as pessoas deverão doar um quilo de alimento não perecível ou um livro em bom estado. Os alimentos serão distribuídos para três entidades videirenses (Lar Bom Samaritano, Rede Videirense de Combate ao Câncer e Clínica São Francisco), já os livros serão incluídos no acervo da Biblioteca Municipal, os títulos que já fazem parte do acervo serão colocados para a venda ou troca na Feira do Sebo. "Fica aqui o convite então, para que além de prestigiar o nosso evento, contribuam com essas causa", finaliza o presidente da AABEC.

Expositores
Os expositores que participam da 6ª Feira do Livro e o 2º Encontro da Magia da Leitura são: Cantinho das Escolas Estaduais, Cantinho dos Poetas de Pinheiro Preto, Cantinho dos Quadrinhos com o Lions Clube Videira Centro, Editora Êxito, JVC/Siqueira Comércio de Livros, Livraria Espírita, Livraria Real, Livraria recanto do Livro.



Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira
Foto: Josiane Ugolini
__________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário