quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Gabriel O Pensador atrai mais de 800 pessoas na abertura da 6ª Feira do Livro de Videira


A noite de abertura da 6ª Feira do Livro e 2º Encontro da Magia da Leitura foi um sucesso. Mais de 800 pessoas lotaram o Clube Floresta, na noite da última terça-feira (27), para prestigiar a Palestra de Gabriel O Pensador e visitar os expositores. “O livro é um complemento da educação. Consolida o que nós aprendemos nos bancos da escola e reflete a cultura de um povo. Por isso, a importância desta feira está no incentivo à leitura que nossas crianças e jovens receberão ao passar por aqui nos próximos dias e poder conversar com grandes escritores”, destacou o prefeito Wilmar Carelli, ao abrir o evento. A Feira do Livro é promovida pela Prefeitura de Videira, por meio das secretarias municipais de Educação e Turismo e Cultura, em parceria com a Associação dos Amigos da Biblioteca Euclides da Cunha (AABEC).

A expectativa é que até a quinta-feira (29), mais de 5 mil pessoas visitem a 6ª Feira do Livro e 2º Encontro da Magia. “Nas feiras anteriores, a maior preocupação da AABEC era se teria público para prestigiar o evento. Nesta 6ª edição, ao ver este salão lotado, só conseguimos pensar que estamos no caminho certo. E é com imensa satisfação que realizamos esta feira, que, neste ano, será o maior evento do gênero em toda região”, salientou o presidente da AABEC – Jairo Viebrantz Netto. 

Logo após a abertura, o escritor, compositor e cantor Gabriel O Pensador palestrou por aproximadamente uma hora e meia. Sempre muito simpático e interagindo com o público, ele contou um pouco da sua trajetória, falou sobre diferenças sociais, compartilhou com o público algumas histórias da sua vida e explicou a importância da leitura e da escrita em sua vida. “Eu acredito no poder da palavra, no poder do livro. Acredito que a leitura pode realmente transformar a vida das pessoas. Por isso eu digo para vocês leiam. Leiam sempre. Leiam livros, poemas, contos, revistas. Ler só faz bem”, afirmou. Ao final, O Pensador foi ovacionado pelo público e aplaudido em pé.

“A palestra foi fantástica, Gabriel conseguiu mostrar para todos o efeito transformador das palavras”, afirmou a professora Ângela Moresco. “Como professora, posso dizer que as falas dele foram um grande estimulo para continuarmos trabalhando ações de incentivo a leitura em sala de aula”, completou.

Também participaram da noite de abertura o vice-prefeito de Videira – Dr. Jorge, o prefeito de Pinheiro Preto – Euzébio Vieceli, a secretária de Educação – Roberta Martinez, o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt, além de vereadores e secretários municipais. 

Homenageados
Durante a cerimônia de abertura, foram homenageados o patrono da 6ª Feira do Livro e 2º Encontro da Magia – Valério Pietro Mondin, e a imprensa videirense, sendo a Rádio Videira AM, Rádio Vitória AM, Rádio Transamérica FM, Rádio Popular FM, Rádio Clube WEB, Jornal A Coluna, Jornal Correio Agora, Jornal O Catarinense e Jornal Folha. "Seu Valério é membro fundador da AABEC, é atuante em nossos sebos e reuniões até hoje e, neste ano ainda nos encheu de orgulho lançando seu primeiro livro. Foi escolhido por unanimidade para ser o patrono deste evento. Já a imprensa de Videira, foi homenageada pela importante contribuição na divulgação e no engajamento direto nas ações de nossa associação”, ressaltou o presidente da AABEC.

Programação
A da 6ª Feira do Livro e 2º Encontro da Magia prossegue até a quinta-feira (27), com uma extensa programação, voltada para os alunos da rede municipal de ensino e para toda a população. Na quarta-feira (28), o colunista do Zero Hora – Alexandre Britto ministrará uma `Saraula` para cerca de 1500 estudantes de escolas municipais de Videira e às 20h, o conferencista Eduardo Tevah apresentará a palestra `Seja um diamante: A Arte de Ser Especial num Mundo de Pessoas Comuns`. 

Já na quinta- feira (29), aproximadamente 2 mil alunos, das séries iniciais das escolas municipais acompanharão a palestra com uma das maiores escritoras infantis do Brasil – Ângela Lago. À noite haverá palestra com Renata Gamba e Gerson Tavares. Durante todo o dia haverá lançamentos de livros. 

Paralelamente a isso, acontece a visita aos expositores da Feira do Livro, que tem entrada gratuita. 


Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira
Foto: Pedro Schaitel
__________________________________________________________
________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário