quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Coluna Sociedade e Politica nº 017 - Por Jilson Carlos Souza



40 anos

O prefeito anterior de Fraiburgo pavimentou com asfalto utilizando dinheiro publico, muitas vias em diversos bairros, em algumas oportunidades ele usou a Rádio Fraiburgo (basta buscar os arquivos das entrevistas), para dizer que os asfaltos que estava sendo feitos durariam 40 anos. Com as fortes chuvas dos últimos dias estão pipocando denúncias de moradores dos bairros São Miguel, Jardim América, Santo Antônio entre outros que o asfalto na frente de suas casas que deveriam durar 40 anos (segundo o então prefeito) não durou mais que 5 anos. Alguns desses munícipes dividiram o pagamento das melhorias em 36 parcelas, ou seja, recém terminaram de quitar os pagamentos e as pavimentações já estão danificados. Até quando os politiqueiros mentirão para os cidadão e cidadãs fraiburguenses? O pior esse vivente está se postulando como pré-candidato a prefeito para as previas de seu partido.



Lotérica fechada

Segundo consta o bairro São Miguel em Fraiburgo, tem mais de 11 mil habitantes, o que populacionalmente falando o torna maior que 147 municípios catarinenses. Há mais de 04 (quatro) meses a lotérica que existia na comunidade foi fechada. Sem explicações claras de quais os motivos que levaram ao fechamento do estabelecimento. Conversando com vários moradores e moradoras do bairro, alguns questionamento sugiram entro os quais: Porque os bancos públicos (Banco do Brasil e ou Caixa) não abrem um posto de atendimento no bairro São Miguel? Porque os bancos privados e ou as cooperativas de créditos ainda não abriram um posto de atendimento? Será que esta faltando visão estratégica aos gerentes das unidades bancárias em Fraiburgo?



Ser palhaço

Precisamente na quinta-feira 15/10, quando se celebra o dia dos professores e professoras, a atual secretaria de educação de Fraiburgo em entrevista ao vivo para uma das duas emissoras de Rádio da cidade disse: “Nos dias atuais, os professores precisam ser criativos e um tanto quanto palhaços”. Não, mil vezes não... Professoras e professores precisam ter bons salários, ter o direito a formação continuada respeitado, serem respeitados pelos estudantes que devem receber educação e em hipótese alguma podem tornar-se ‘palhaço’ em sala de aula.



Prefiro essas palavras...

Prefiro as palavras de Paulo Freire quando nos ensina: “Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor e uma boa professora são imprescindíveis no processo de educativo. Mas, ainda que desejem bons professores/as para seus filhos, porém, poucos pais desejam que seus filhos/as sejam professores/as. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados/as. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. O dia dos professores e professoras é um convite para que todos/as, pais, mães, estudantes, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores/as, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem autônomas e não apenas “cumpridores de ordens”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”.



Sugestões e criticas

As criticas e sugestões de temas a serem comentados devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br



Jilson Carlos Souza
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário