quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Em Tangará é formado grupo de controle da obesidade


A Administração Municipal de Tangará, por meio da Secretaria de Saúde deu total apoio à idéia do médico da unidade de saúde Rodrigo Rocha que iniciou um trabalho com foco no controle da obesidade. 


Inicialmente foi formado um grupo com 20 pessoas que enfrentam problemas com o sobrepeso e participam de reuniões realizadas semanalmente com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar que inclui a nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, educadora física entre outros. De acordo com o histórico de cada paciente Dr. Rodrigo Rocha avalia quais medidas serão necessárias para motivar o grupo a ter uma vida mais saudável. 


O que é a obesidade?

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.


Rodrigo Rocha explicou ao grupo os riscos e complicações que a obesidade pode ocasionar como, por exemplo: maior probabilidade de desenvolver doenças como pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer. 


As causas, para explicar esse aumento no número de obesos no mundo, estão ligadas às mudanças no estilo de vida e nos hábitos alimentares. Nota-se a utilização cada vez mais frequente de alimentos industrializados, geralmente com alto teor calórico à custa de gordura saturada e colesterol. Além disso, avanços tecnológicos proporcionam maior sedentarismo verificado entre crianças e adolescentes que permanecem muitas horas sentadas em frente à televisão, videogames e computadores.


A obesidade é uma doença e precisa ser tratada, no entanto é necessário força de vontade e mudanças nos hábitos de vida (dieta e atividade física). Essa mudança não só provoca a redução de peso e reversão da obesidade, como facilita a manutenção do quadro saudável.


Este é o primeiro grupo de Tangará que será avaliado até o dia 22 de dezembro. Nas reuniões semanais que acontecem nas terças-feiras os pacientes são pesados e medidos para avaliar a evolução; e fazem atividade física. Conforme cada caso o médico avalia se existe a necessidade de utilizar medicamento. Outro assunto abordado com o grupo é sobre a cirurgia bariátrica, esclarecendo desta forma todas as dúvidas dos participantes. 


Infelizmente a obesidade é um problema que é crescente, não somente em adultos, como também em crianças e adolescentes em todas as classes sociais. Essa iniciativa tem todo o apoio da Administração Municipal de Tangará que zela pelo bem estar, saúde e qualidade de vida de sua população. A procura de participantes superou a expectativa e o próximo grupo está agendado para iniciar no mês de janeiro. 
FONTE: Anne Arithuza Alves
____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário