sexta-feira, 23 de outubro de 2015

REGIÃO/Fraiburgo: Coluna Sociedade e Politica nº 018 - Por Jilson Carlos Souza





Escola estadual no São Miguel

No dia 20 de abril de 2011, mais de 250 moradoras e moradores dos bairros São Miguel e Nossa Senhora Aparecida, lançaram a Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel. O ato aconteceu no Centro de Educação Cultura e Arte Popular (CECAP). A iniciativa é inédita no município de Fraiburgo, é um movimento social que emergiu da própria população e não tem vinculação político partidária. Até o momento foram mais de 20 ações (reuniões, audiências, ocupação da câmara de vereadores entre outras) organizadas e protagonizadas pelas pessoas e instituições que lutam pela construção do prédio próprio da escola estadual no bairro São Miguel.



Manifestações

Durante os meses de setembro e outubro desse ano, a Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel realizou quatro importantes manifestações:



Manifestação I

Dia 07 de setembro, estudantes e professores\as da Escola Estadual Eurico Pinz (que funciona apenas no período noturno, por falta de prédio próprio), levaram para a avenida o tema da construção da sede própria da escola com muitas faixas, entre elas, uma com ótima pitada de ironia: “Governo finge que eu sou a olimpíadas e constrói a minha sede própria”. A manifestação foi destaque em blogs e sites de notícias da região.



Manifestação II

Na terça-feira, dia 15 de setembro, no Auditório da Unoesc de Videira, na presença de mais de 300 lideranças dos sete municípios que formam a Secretaria Regional de Desenvolvimento de Videira, a 9ª SDR, o assunto da construção do prédio próprio da escola estadual no bairro São Miguel foi destaque outra vez. Entidades que promovem a campanha estiveram presentes e questionaram quais as providências tomadas pela secretaria estadual de educação até o momento, no sentido de iniciar as obras da construção do prédio próprio da escola estadual naquele bairro, tendo em vista que já se passaram 16 (dezesseis) meses, que o secretário estadual de educação Eduardo Deschamps, assumiu em audiência que a referida escola seria construída e até o momento nada foi feito.



Manifestação III

No domingo, dia 04 de outubro, as ruas de Fraiburgo foram palco da 1ª Caminhada Ecumênica pela Paz. Mais de 1200 caminhantes de diversos bairros, comunidades e localidades participaram. Uma das quatro concentrações de caminhantes pela paz partiu do bairro São Miguel e Nossa Senhora Aparecida. Estudantes e professores da Escola Estadual Eurico Pinz participaram empunhando cartazes que traziam as seguintes mensagens: “Chega de promessas, merecemos nossa escola”; “Temos direito a nossa escola”; e “Queremos nossa escola estadual”. Os estudantes e educadores foram muito bem acolhidos e receberam total apoio dos caminhantes pela paz.



Manifestação IV

Na terça-feira, dia 13 de outubro, um integrante da coordenação da Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel esteve em Florianópolis participando de uma audiência na secretaria estadual de educação. A reunião foi agendada e acompanhada pelo deputado estadual Padre Pedro Baldissera. Durante o encontro, o secretário Estadual de Educação informou que até o final desde mês o Ministério da Educação abrirá espaço para credenciamento de projeto de construção de novas escolas, e o projeto da construção do prédio próprio da escola estadual no bairro São Miguel será registrado, porque segundo o secretário, é uma das prioridades da secretaria estadual da educação.



Estranheza

Causa muita estranheza a inércia do poder executivo municipal, quando o assunto é a construção do prédio próprio da escola estadual no bairro São Miguel. Desde o dia 24 de março de 2014, quando o prefeito assumiu o compromisso em adquirir e doar terreno para que o prédio próprio da escola estadual fosse construída, o prefeito e a secretária municipal de educação não fizeram mais nada! Por que será essa inércia? Será que os dois gestores não tem compromisso com a educação? Será que não tem compromisso com as moradoras e moradores das 15 localidades que podem ser beneficiadas com a construção dessa escola? Perguntas, perguntas, elas movem o mundo e só ofendem os despreparados...



Sugestões e criticas

As críticas e sugestões de temas a serem comentados devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br
________________________
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário