quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Padre Pedro debate com secretário piscicultura e gestão da água


Mudanças na Lei de Piscicultura garantem o trabalho de agricultores no interior e Plano de Gerenciamento Hídrico é urgente no Estado, o único que ainda não implementou medida 


O deputado Padre Pedro Baldissera reuniu-se na manhã desta terça-feira (19), com o secretário Estadual de Desenvolvimento Sustentável, Carlos Chiodini. Na pauta, questões que envolvem o trabalho dos piscicultores, no interior do Estado, e o debate para implantação do Plano de Gerenciamento Hídrico no Estado.

O parlamentar solicitou informações sobre o andamento de alterações na Lei de Piscicultura Continental (15.736/2012), elaboradas pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS) e pela FATMA. As mudanças ajustam a Lei ao novo Código Florestal e ao novo Código Ambiental Catarinense e na prática garantem aos agricultores familiares que trabalham com piscicultura a legalização necessária para acesso à crédito e obtenção de licenças. “Nós já aprovamos uma alteração importante, na última semana, na questão dos tanques rede. Com estas alterações, nós avançamos em garantias a quem está no interior, produzindo, e hoje enfrenta problemas em razão de questões burocráticas”, explicou Padre Pedro.

Chiodini assumiu o compromisso de conferir agilidade à tramitação das mudanças dentro da SDS, e também destacou a importância das medidas para retirar muitos produtores da clandestinidade.

Plano de Gerenciamento Hídrico

A segunda pauta trata da necessidade de uma reunião entre integrantes da Comissão que debate a implantação do Plano de Gerenciamento Hídrico em Santa Catarina, e representantes da SDS. O objetivo é traçar um cronograma para agilizar os planos nas bacias hidrográficas do Estado, e ao mesmo tempo estabelecer o que falta para garantir a criação do Plano de Gerenciamento Estadual.

A pedido de Padre Pedro, a equipe técnica da SDS receberá a Comissão. Chiodini adiantou que já está em estudo na Secretaria um plano para execução de parte dos planos de bacia. O Secretário reconheceu que o Estado deve agilizar a criação do Plano de Gerenciamento, pelo atraso em relação a outras unidades da federação e pela importância da questão da gestão hídrica. “Nós temos uma pressão muito grande sobre as reservas de água, em todo Estado, seja no setor produtivo ou de consumo, e essa preocupação do Padre Pedro e da Comissão é significativa”, afirmou Chiodini.

Assessoria de Comunicação
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário