quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Aprovado projeto que cria Rota da Uva e do Vinho em SC



Programa semelhante ao adotado na Serra Gaúcha busca desenvolver o enoturismo e alavancar regiões vitivinícolas 




Um programa específico voltado ao enoturismo no Estado foi aprovado, em segundo turno, na tarde desta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O projeto de lei 208/2015, apresentado pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT) em abril, foi aprovado por unanimidade e sugere a criação da Rota Catarinense da Uva e do Vinho, com um plano específico para desenvolver as cinco principais regiões produtoras do Estado (Sul, Serra, Meio Oeste, Oeste e Vale).

A ideia é um programa semelhante ao adotado na região vitivinícola da Serra gaúcha, que com um roteiro e investimentos em atividades nos municípios produtores alavancou diversos setores da economia. “Temos mais de 30 municípios em SC com produção comprovadamente qualificada, mas que carecem de um programa que incentive o enoturismo e todos os setores que estão no seu entorno”, explica Padre Pedro.

Na justificativa da Proposta, o parlamentar lembra que em diferentes regiões vitivinícolas do mundo o enoturismo é concretizado através das Rotas de Vinho. “Torna a atividade mais organizada e competitiva e caracteriza-se por ser uma forma de articulação da vitivinicultura com outras atividades, com destaque para o aproveitamento turístico do ambiente rural”, argumenta. 

Debate iniciou ainda em 2008

Padre Pedro explica que desde 2008, durante os debates da Feira Catarinense da Uva, promovida pela Cresol em parceria com entidades da agricultura familiar, em Tangará, especialistas do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e representantes de agricultores e vinícolas apontam a necessidade de uma rota oficial no Estado, com um calendário de atividades. “Conseguimos a aprovação do Dia do Vinho e criamos a Mostra Catarinense do Vinho, que aconteceu de 2010 a 2014. Agora queremos avançar para um calendário vinculado a esta rota, que garante visibilidade e também atrações para alavancar estas regiões produtoras”, explica. 

A ideia do projeto é provocar um efeito dominó em outros setores da economia, em especial a hotelaria e as pequenas e médias agroindústrias, artesãos, núcleos de produção em comunidades locais e tradicionais relacionadas à vitivinicultura. “Nós tivemos ótimos resultados com as quatro Mostras do Vinho Catarinense que realizamos em Florianópolis, mas o objetivo agora é criar um roteiro estadual, que leve as pessoas às regiões. O ciclo envolve famílias da agricultura, vinícolas, restaurantes, meios de hospedagem”, complementa Padre Pedro.

O parlamentar lembra que a Secretaria de Turismo do Estado já montou um Grupo de Trabalho para debater o apoio ao setor vitivinícola, e que o projeto segue esta linha de atuação. O texto está aberto à colaboração de especialistas e das entidades que já atuam na área vitivinícola, além daqueles que já participaram de discussões envolvendo o tema.

Santa Catarina é o segundo em produção de vinhos

Conforme a publicação Panorama da Vitivinicultura Brasileira, de 2013, editada pela Embrapa Uva e Vinho, Santa Catarina ocupa a quarta posição na produção de uvas do País (70.909 toneladas em 2012), e a segunda posição na produção de vinhos. Dados da Superintendência Federal da Agricultura do Estado apontam uma produção de 21,18 milhões de litros de vinhos.


assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário