quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Cultura na praça possibilita a compra e troca de livros


Um projeto que visa trazer a cultura novamente para as pessoas acontece na cidade de Pato Branco, Paraná. A venda de livros com uma grande riqueza em diversidade é feita por um custo bem acessível, o que é muito bom. Sempre tem os que arregaçam as mangas e fazem acontecer

 





O Sebo do Sábio Chinês é um projeto realizado por Lucas Oliveira, 21 anos, e sua companheira, Ângela Luzatto, 21 anos, os dois são educandos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Eles realizaram pela terceira e última vez a exposição de livros para venda e troca, pela parte da manhã de sábado, dia 05, na praça Getúlio Vargas, considerada cartão postal de Pato Branco-PR, com o objetivo de disseminar a cultura e incentivar a leitura.
Conforme Lucas Oliveira: “A ideia do ‘Sebo’, veio porque eu notei que Pato Branco apesar de ser uma cidade muito bonita, um centro muito grande, tem pouco movimento cultural. Desde que eu cheguei, em 2013, percebi essa falta de movimentação cultural não só no sentido de literatura, mas na música, no teatro. De onde eu vim é muito diferente, a cena acontece, me senti meio que na obrigação de tentar fazer alguma cena, de alguma forma, e eu tinha muitos livros em casa, é o que eu mais gosto, de todas as formas de fazer cultura, de fazer vida, a literatura pra mim é o melhor meio”, disse ele.

Segundo Oliveira: “O que se vende é best sellers, tô aqui na praça e o que vende é livro bonito e não livros bons, se pegar uma edição feia não vão levar, não importa o que está escrito ali dentro, leva a capa bonita, ganha a capa, ganha a indústria. Vale o conteúdo na realidade, eu prezo pelo conteúdo, tento espalhar isso, tento vender o que eu acho que é bom e deve ser lido”, complementou. 
O estudante ressaltou ainda: “De modo geral, são poucos os jovens que vem comprar, que vem trocar, são bem poucos, e não muda do mais novo para o mais velho, o que mais vende é best sellers, isso é triste, quando na realidade o ideal seria que os jovens estivessem sendo vanguarda, progressista no sentido de evoluir. É triste quando cenário do novo é o mesmo que o do velho”, disse ele. 

Oliveira também realizou essa mesma exposição de livros em Bragança-SP e encerrou este ano, na praça de Pato Branco. 

Texto e Fotos: Eliezer A. de Oliveira, PJMP\SC.
_________________________
__________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário