sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Coluna Sociedade e Politica nº 022 - Jilson Carlos Souza



IFC em Fraiburgo I

Na última segunda-feira (30/11), no Jornal do Meio dia da Rádio Fraiburgo o atual prefeito de Fraiburgo voltou a dizer: “Quando eu era vice-prefeito não medi esforços para trazer para Fraiburgo o IFC (Instituto Federal Catarinense), tenho uma preocupação muito grande com a formação técnica de nossos jovens”. Neste ano é a segunda vez que o prefeito utiliza desse instituto para divulgar inverdades sobre o processo de Federalização do Ceprof e a fundação do IFC de Fraiburgo a outra oportunidade foi em 02 de março desse ano.



IFC em Fraiburgo II

Ao ouvir a frase acima nas duas oportunidades, passei a perguntar-me, durante o primeiro trimestre de 2009 quando um conjunto de 21 entidades, entre as quais: associações, cooperativas, sindicatos, grêmio estudantil e movimentos sociais se organizaram para lutar pela federalização do Ceproff (Centro de Educação Profissional de Fraiburgo), o atual prefeito não estava na prefeitura, o vice-prefeito era outra pessoa.



IFC em Fraiburgo III

Não satisfeito com essa lembrança, coloquei-me a pesquisar noticias de janeiro, fevereiro e março de 2009, nenhuma delas fazem referencias ao papel desenvolvido pelo atual prefeito, que na época da federalização do Ceproff não era o vice-prefeito. O atual prefeito foi vice-prefeito no mandato anterior. 



Notícias pesquisadas e lidas sobre a federalização do Ceproff:

Notícia 1 – fonte Alesc: Audiência pública debate possível federalização do Centro de Educação Profissional de Fraiburgo




Notícia 2 – fonte Agecon: Coletivo de 21 Organizações Sociais do Contestado Apoiam a Federalização do CEPROFF




Notícia 3 – fonte Blog Escola Estadual: Assinatura deve definir federalização do CEPROFF




Notícia 4 – fonte Blog Opinião: Federalização do CEPROFF


Conclusão I

Lendo as notícias acima conclui que homens e mulheres públicos devem ser comprometidos com a verdade, custe o que custar! Jamais podem tomar como suas conquistas que são da comunidade fraiburguense, fruto da organização popular como é o caso da federalização do Ceproff e o surgimento do IFC em Fraiburgo.



Conclusão II

Nenhuma pessoa pode dizer eu federalizei o Ceproff, e ou, eu trouxe o IFC para Fraiburgo, essa conquista é de toda a comunidade fraiburguense que participou efetivamente com mais de 400 pessoas na audiência pública realizada em 19/03/2009, audiência da qual nem o prefeito, nem o vice-prefeito e muito menos a secretária da educação da época estiveram presente. 



Sugestões e criticas

As críticas e sugestões de temas a serem comentados na Coluna Sociedade e Politica devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário