quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Cresol Central realiza Seminário em comemoração aos 20 anos do Pronaf


O Programa foi criado em 1995 a partir das lutas e reivindicações dos agricultores familiares




Comemorar 20 anos de uma política pública voltada para a agricultura familiar, discutir suas evoluções e desafios. Este é o propósito do “Seminário Pronaf: 20 anos de produção de alimentos”, realizado pela Cresol Central SC/RS nesta terça-feira (15/12).
Dividido em quatro momentos, o evento contou com a participação de agricultores familiares, lideranças rurais e sindicais, gestores e parlamentares que através de explanação e painéis discutiram junto com os participantes as melhorias do Pronaf nestes 20 anos e estratégias para o continuo aperfeiçoamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. “Comemorar os 20 anos de Pronaf é avaliar o Programa do ponto de vista de tudo que ele representou e continua representando para a agricultura familiar”, afirma o diretor de Fomento a Negocios da Cresol Central, Braulio Zatti.
Os participantes também puderam conferir a assinatura simbólica do contrato de Pronaf B, pelo associado do Posto de Atendimento de Itaiópolis vinculado a Cresol Vitor Meireles, João Adelmo Czuika que destacou a importância do agricultor familiar, “Quando tiverem fome lembrem de onde vem a comida, pois se nós agricultores não plantarmos muita gente não vai ter o que jantar.” comentou João. A importância do agricultor familiar também foi destacada pelo Chefe de Gabinete do MDA, Ronaldo Ribeiro, “Se nós fomos observar todas as nossas conquistas sociais que estamos celebrando nos últimos anos, nos vamos perceber que estão ali os nossos lutadores sociais que durante todo esse período de democratização fizeram com que esses sonhos se tornassem realidade e o Pronaf é mais um exemplo dessas conquistas sociais” ressalta Ronaldo.
Durante o evento o presidente da Cresol Central, Rudemar Casagrande relembrou as lutas e dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares antes da criação do Pronaf em 1995, destacou as lutas e as conquistas dos agricultores nestes 20 anos de Pronaf. “É graças as lutas dos agricultores que hoje comemoramos os 20 anos de criação do Pronaf e a Cresol Central se orgulha de fazer parte desta história com a liberação de mais de três bilhões de reais via Pronaf para nossos associados. Mas sabemos que ainda temos muitos desafios, como: as melhorias nos Programas de Crédito Fundiário para incentivar a permanência do jovem no campo, no Programa de assistência técnica, e a criação de um programa”, destacou Casagrande.
Os desafios do Pronaf para os próximos anos também foram apontados pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, que durante sua fala lembrou de sua infância na agricultura, destacou os avanços do Pronaf em 2015, mas também os desafios e compromissos do MDA. "As mulheres têm que ter acesso aos mesmos direitos que os homens e os jovens precisam de mais educação, lazer e qualidade de vida para permanecerem no campo. As famílias precisam ser assentadas e o campo tem que ter incentivo para se desenvolver, agregar valor ao que produz e cultivar alimentos cada vez mais saudáveis", completou.
O Seminário foi realizado no Lang Palace Hotel e o encerramento do mesmo contou com um coquetel com produtos da agricultura familiar.



A Cresol Central SC/RS respeita a sua privacidade. Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.

Cresol Central SC/RS - Cooperativa Central de Crédito Rural com Interação Solidária 

___________________________________
_______________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário