segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Região/Pinheiro Preto - Por Padre Doutor Gilberto Tomazzi



Louvado seja Deus!

Mais um ano se passou! Hoje eu quero agradecer a todos os que, durante este ano de 2015, foram bons mestres, educadores, servidores e mensageiros do projeto de vida; a todos os que se colocaram a serviço de Jesus e de sua Igreja nas pastorais, ministérios, escolas, universidades, postos de saúde, prefeitura, empresas, sindicatos, associações, cooperativas, grupos de reflexão, catequese, grupos de jovens, grupos de amigos, comunidades e em tantas outras entidades, instituições e serviços. Foram muitos os que se colocam a serviço do Reino dos céus. Sinto-me profundamente agradecido por cada gesto, atitude, iniciativa, empreendimento e projetos executados em favor da vida e da felicidade de nossa gente. Mas acima de tudo quero agradecer a todos os que lutaram pela sua família, que foram capazes de renunciar a desejos e interesses pessoais para ajudar sua comunidade e o seu município a serem melhores. Graças à fé, solidariedade, dedicação e empenho de tantas pessoas, por um mundo melhor que, neste Natal, Jesus vem festejar conosco, e juntos podemos louvar a Deus pelas conquistas, pelas alegrias compartilhadas e pelos avanços de nossa gente pinheiropretense, catarinense e brasileira.

Projeto social diocesano e empresariado pinheiropretense

A Diocese de Caçador, em parceria com diversas organizações sociais, governamentais e empresariais, vem desenvolvendo, desde longa data, diversos projetos sociais, educacionais, culturais e pastorais. Sentindo a necessidade de ampliar esses trabalhos e procurando contar com o apoio do empresariado da região, Dom Severino Clasen vem promovendo reuniões e momentos formativos e celebrativos com o empresariado em vários municípios da diocese. O objetivo é proporcionar espaços de diálogo entre Igreja e empresariado, na busca de uma organização cristã deste setor da sociedade e na busca de apoio a iniciativas solidárias e de transformação social.

Em Pinheiro Preto, a segunda reunião com esse objetivo ocorreu na noite do dia 03 de dezembro e contou com a presença de 35 pessoas. Nesta mesma ocasião foi apresentado o projeto de um Centro de Pastoral que está sendo construído ao lado do salão paroquial. Sentimos boa recepção e compromisso de todos os presentes em apoiar financeiramente a Igreja para a construção desta obra que servirá para diversas finalidades pastorais, educacionais e sociais de nosso município de Pinheiro Preto.

No dia 10 de dezembro, dom Severino e uma equipe que está encaminhando e organizando uma Associação, com o nome de “Ação Social do Contestado”, visitaram a FIESC, em Florianópolis, para uma conversa com o Dr. Glauco Côrte – Presidente. A conversa foi bem interessante e houve abertura para estabelecer parcerias em busca de uma sociedade melhor, a começar com apoio a projetos que visem erradicar a miséria e a fome, que fomentem a formação humana, profissional, cultural e religiosa de crianças e jovens. Falou-se da importância de termos iniciativas assim, primeiro em favor de municípios com desenvolvimento humano e social mais baixos e em prol das comunidades mais vulneráveis de nossa diocese. Desta maneira, estamos iniciando um projeto social em Lebon Regis, que tem uma realidade extremamente desafiadora: o contexto socioeconômico do território é de profundas desigualdades e exclusão, ausência do Estado na garantia e defesa dos direitos, falta de acesso da maioria da população às políticas públicas, insegurança alimentar e nutricional; perda de identidade cultural. Nesta mesma realidade emergem muitas luzes. São as diversas formas de ação e organização pastorais e comunitárias já existentes, que se fortalecem e que precisam de maior apoio. Destacam-se: Projeto Pão Solidário; Projeto Artesanato Cidadão; Projeto Karatê-Dô, Projeto Hortas Familiares, Cáritas Paroquial, Associação dos Catadores, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Associação dos Caboclos, Associação de Pequenos Agricultores, CEPAGRI; Assentamentos, feiras, Pastorais e serviços eclesiais, entre outros. 

Casa Comum, nossa responsabilidade – Campanha da Fraternidade 2016

Animados pelo Espírito de Deus e pelo exemplo de vida e pronunciamentos do Papa Francisco, no Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos, aprovou para 2016 a Campanha da Fraternidade, com o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”(Am 5,24). Já está em nossas mãos o Texto Base e outros materiais de divulgação e preparação da CF 2016.

Pela quarta vez a Campanha da Fraternidade será realizada de maneira Ecumênica, e tem como Objetivo Geral “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.” Como explica a apresentação do Texto Base: “o saneamento básico é um direito humano fundamental e, como todos os outros direitos, requer a união de esforços entre sociedade civil e poder público no planejamento e na prestação de serviços e de cuidados.”

Na introdução o Texto Base diz que com essa Campanha da Fraternidade a Igreja no Brasil se coloca em sintonia com o Conselho Mundial de Igrejas e também como Papa Francisco. Diz ainda que “ambos têm chamado a atenção para o fato de que o atual modelo de desenvolvimento está ameaçando a vida e o sustento de muitas pessoas, em especial as mais pobres. É um modelo que destrói a biodiversidade. A perspectiva ecumênica aponta para a necessidade de união das igrejas diante dessa questão. Nossa Casa Comum está sendo ameaçada. Não podemos, portanto, ficar calados. Deus nos convoca para cuidar da sua criação. Promover a justiça climática, assumir nossas responsabilidades pelo cuidado com a Casa Comum e denunciar os pecados que ameaçam a vida no planeta é a missão confiada por Deus a cada um e cada uma de nós.”

Em Pinheiro Preto aconteceu, na comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, no dia 16 de dezembro, uma bonita celebração ecumênica, de católicos e luteranos, seguida de uma confraternização de Natal, e distribuição de presentes para as crianças. Durante a celebração a comunidade foi desafiada a realizar a Campanha da Fraternidade, os grupos de reflexão e mais momentos de unidade, de comunhão e de ecumenismo, no próximo ano de 2016.



Pe. Dr. Gilberto Tomazi
_________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário