segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Iniciativa da Cresol resulta em projeto de lei


ParceiroEm fevereiro de 2008 na comunidade da Bracatinga, no município de Tangará, a Cresol promoveu a primeira edição da FECAUVA: Feira Catarinense da uva. 
Um rico espaço de visitas a parreirais e vinícolas, estudo através da realização do primeiro seminário e a troca de experiências entre os participantes, exposições de artesanatos e produtos da agricultura familiar, destacou a uva, os vinhos, sucos e seus derivados, além da cultura, gastronomia e a mística, tendo como protagonistas os agricultores e agricultoras familiares. 
A Cresol estava iniciando sua trajetória que teve sua constituição no dia 01/02/2006. Fruto da articulação de um pequeno, porém determinado coletivo de militantes sociais que assumiram o desafio de construir um instrumento de crédito com interação solidária com gestão realizada por agricultores familiares, contribuindo assim para o desenvolvimento local sustentável.

Como teve início a FECAUVA? 
Ao redor de uma mesa na residência do senhor Gilmar Rebelatto, na comunidade de São Roque no Município de Pinheiro Preto estavam casualmente reunidos Gilmar Rebelatto, Airton Perdoncin, Roberto Bohnenberger e Maciel Cover. Ao degustarem queijo, salame regado a bom vinho colonial surgiu o assunto da valorização da cadeia produtiva da uva e do vinho coordenado pelos agricultores. Foram realizados muitos debates coordenados pela direção da Cresol sendo deliberado pela realização da FECAUVA. 

Sobre o projeto de lei. 
O deputado Estadual P.e Pedro Baldissera participou do seminário que após o debate aprovou um documento com reivindicações do setor, um item era a valorização da cadeia produtiva da uva e do vinho. Padre Pedro sempre parceiro e comprometido com um trabalho intenso apresentou no Legislativo, e foram aprovados na Assembleia legislativa do Estado de Santa Catarina projeto de lei que cria o dia do vinho no Estado de Santa Catarina no primeiro final de semana de Junho. Lei que institui o suco de uva na alimentação escolar na rede Estadual de ensino e agora o projeto que cria a rota estadual da uva e do vinho. 



Já foram realizadas 4 Edições da FECAUVA nos anos de 2008 e 2010 na comunidade da Bracatinga, 2012 e 2014 na Praça Municipal Darci Francisco Casa Grande no Centro de Tangara durante as 4 Edições da Fecauva teve uma participação de mais de 25 mil pessoas. Outro evento realizado pela Cresol em parceria com o gabinete do Deputado Padre Pedro, administrações municipais, SINDVINHO e Instituto Federal foi:  a mostra Catarinense do vinho, realizada em Florianópolis na Assembleia legislativa do Estado de Santa Catarina de 2010 a 2024, com a participação de 30 vinícolas das 5 regiões produtoras de Santa Catarina. A mostra proporcionou uma visibilidade entre os deputados funcionários da Assembleia Legislativa e a divulgação nos meios de comunicação de massa, dos vinho, bem como possibilitou o debate com a sociedade Catarinense sobre a excelente qualidade dos vinhos produzidos pelos Catarinenses.

Jornal Vitória
___________________________________
_______________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário