segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Verão com chuva e temperatura acima da média em SC


El Niño forte segue influenciando o Sul do Brasil



Fim de primavera e início do verão: 22/12 à 01h48min



 Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro a chuva deve intercalar com períodos de sol. A chuva será frequente porém, na forma de pancadas, mais concentradas no período da tarde e noite associadas ao maior aquecimento da tarde, característica de verão. Chuva persistente, que se prolonga de forma contínua durante todo o dia tem menos chance de acontecer durante o verão.

O fenómeno El Niño tem maior influência no Sul do Brasil na primavera, favorecendo aumento da chuva e tempestades severas. No verão, a influência do El Niño diminui. 


Climatologia (o que se espera para época do ano):

Nos meses de dezembro e janeiro, a média mensal varia de 140 a 240 mm e a chuva normalmente fica mais frequente a partir da segunda quinzena de dezembro. Durante o trimestre os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados a passagens de frentes frias pelo Sul do Brasil e, com menos frequência, a Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas em SC, especialmente no Oeste e Meio Oeste mais frequentes em anos de El Niño. O processo convectivo da tarde e noite (chuvas de verão) são responsáveis por boa parte da chuva no trimestre.


Em relação à temperatura a previsão é temperatura acima da média climatológica, no trimestre, especialmente nos meses de dezembro e janeiro. As temperaturas elevadas e a umidade alta darão a sensação de ar abafado com mais frequência durante o verão de 2015/2016. Sobre tudo as temperaturas mínimas, no período noturno e início da manhã, estrão mais elevadas em relação ao que seria esperado para o período. As informações são da Epagri/Ciram

Epagri/Ciram
____________________________
____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário