quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Central Cresol Sicoper realiza seminário estratégico: Atividade visou construir o planejamento estratégico para os próximos cinco anos


Entre os dias 01 e 03 de dezembro, a Central Cresol Sicoper realizou o seminário “O Sucesso do Cooperativismo de Crédito Solidário em Tempos Modernos”. O encontro reuniu, em Itá – SC, cerca de 80 participantes, entre dirigentes, coordenadores de gestão e funcionários das Cooperativas Singulares e da Central Cresol Sicoper, que debateram um conjunto de fatores relacionados aos cenários político e financeiro e a relação com o cooperativismo de crédito, além de construir o planejamento estratégico para os próximos cinco anos.
O encontro contou com apresentação do Engenheiro Agrônomo, Lino de David, que falou sobre a conjuntura política e econômica brasileira, e ainda com análises de Abelardo Duarte de Melo Sobrinho, que tem ampla experiência na organização do Sistema Financeiro Nacional e no Banco Central do Brasil, o qual explanou sobre a Resolução 4434, de agosto de 2015, e seus reflexos para as Cooperativas de Crédito. Além disso, as Cooperativas Coonsumo, Creral e Cohnasol e as Cresóis Frederico Westphalen, Dona Emma, Santa Maria, Tenente Portela e Alfredo Wagner apresentaram projetos de sucesso desenvolvidos. Experiências internacionais também foram explanadas pelo representante do Sistema Fortalecer, de Lima no Peru, Hector Farro Ortiz, e pelo representante do Développement Solidaire International (DSI), de Quebéc no Canadá, Jean Bergevin, os quais abordaram sobre ações cooperativistas em seus respectivos países.
Conforme Ortiz, os principais desafios do cooperativismo de crédito no cenário atual são melhorar a governança e a organização, bem como inovar os serviços. “É preciso atendermos as necessidades de serviços financeiros para a população rural e para as mulheres, fazendo com que tanto os governos quanto a sociedade entendam as diferenças entre os bancos e as cooperativas. Também é preciso trocar experiências e agregar o que há de melhor em outros exemplos, profissionalizar constantemente dirigentes e funcionários, continuar com os princípios cooperativos enraizados em nossas ações, observar nosso desempenho e acompanhar a evolução tecnológica, oferendo novos canais e satisfazendo nossos associados, sem deixar de lado o atendimento personalizado”, aponta Ortiz.}De acordo com Bergevin, para que o planejamento seja assertivo, ele precisa sair das pessoas e, por isso, a metodologia foi pensada para que existam debates e momentos em que possam expor suas opiniões e se sentirem parte do planejamento estratégico. “Para que as Cooperativas Cresol tenham o sucesso que almejam, primeiramente, é preciso definir o que se quer ser e onde se quer chegar. O sucesso é o destino final, onde todos devem entrar no mesmo ônibus. Assim, esse encontro e essas análises são muito importantes para construir as estratégias e planejar as ações”, enaltece.
Para o Diretor-presidente da Cresol MS, Olácio Komori, o seminário contribui de forma fundamental para conhecer o conjunto das cooperativas e de forma unânime somar esforços para que o cooperativismo continue evoluindo. “Tanto as experiências internas quanto as externas complementam nossas ações e nos fazem pensar no futuro”, declara. Segundo o Diretor Financeiro da Central Cresol Sicoper, José Silva, a avaliação do seminário é muito positiva, afinal todas as Cooperativas filiadas à Central Cresol Sicoper estavam representadas e acompanharam este importante momento estratégico. “Através destes debates todos nós podemos refletir e planejar alternativas para garantir a eficiência e a rentabilidade dos negócios das nossas Cooperativas”, conclui Silva.
______________________
Assessoria de Comunicação da Central Cresol Sicoper
_______________________
____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário