sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Coluna Sociedade e Politica nº 023 - Por Jilson Carlos Souza





Florada da Canção

No inicio de dezembro aconteceu o lançamento do CD Florada da Canção, o CD é fruto do trabalho hercúleo dos músicos populares de Fraiburgo e do sr. Sebastião Furtado da Silva, popularmente conhecido como Puxirão. Essa coluna percebeu manifestações em redes sociais, blogs e sites de ‘alguns poderosos’ tentando adonar-se do trabalho coletivo, realizado pelos músicos fraiburguenses e pela Puxirão Produções, que feio isso, não fazem nada para promover o acesso a cultura e ainda querem apoderar-se do trabalho dos outros. Além da Florada da Canção, o Puxirão organiza outras iniciativas que visam promover a cultura em nosso município, entre as quais, o Espaço Caboclo, local simples no Terminal Urbano destinado a apresentação de musicais. 



Realidade Brasileira I

Nos dias 04, 05 e 06 de dezembro, aconteceu em Chapecó\SC, a segunda etapa do primeiro módulo do Curso Realidade Brasileira. 11 integrantes dos projetos sociais e das coordenações da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC) e da Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô participaram do curso e tiveram a oportunidade de qualificarem-se. O Curso de Educação do Campo com Ênfase na Realidade Brasileira é organizado e promovido pela UFFS Campus de Chapecó e conta com o apoio da Via Campesina e de outras organizações sociais e populares.



Realidade Brasileira II

O curso tem por objetivo fortalecer a formação sobre a realidade e a formação histórica do povo Brasileiro, e é destinado a integrantes dos movimentos sociais, sindicais e populares, do campo e das cidades do sul do Brasil, com atuação em escolas de áreas da reforma agrária, e junto a crianças, jovens e adultos dos aglomerados urbanos. “Sem dúvida alguma com os estudos sociais, políticos, econômicos, culturais e socioambientais que faremos nesse curso, potencializaremos a atuação da Apafec e do Karatê-dô na Região do Contestado. Além disso, fortaleceremos a relação entre organizações sociais do campo e cidade do sul do país, também teremos acesso à universidade pública, gratuita e popular”. Comenta Fabiane Guedes da coordenação da Apafec.



Sugestões e criticas

As críticas e sugestões de temas a serem comentados na Coluna Sociedade e Politica devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br
_________________________
_______________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário