segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Dom Severino abre Porta Santa da Misericórdia na Catedral





Neste domingo, 13 de dezembro, a Diocese de Caçador reuniu centenas de fiéis, entre padres, religiosos e leigos, para celebrar a abertura da Porta Santa, na Catedral São Francisco de Assis, por ocasião do Ano Santo do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco.

A abertura da Porta Santa, realizada pelo bispo, Dom Frei Severino Clasen, inaugurou solenemente o Ano da Misericórdia na diocese, para o início de uma profunda experiência de graça e reconciliação.

A Porta Santa é simbólica, representa o passo do pecado à redenção, da morte à vida, do não crer à fé. Há também um simbolismo mariano, pois a virgem Maria é a porta através da qual a salvação entrou no mundo.

O bispo motiva que as peregrinações até a porta sejam acompanhadas de confissão, comunhão, um ato de fé, recitação do credo, e um oração pelo Papa para receber uma indulgência plenária ao passar pela Porta Santa, ou seja, a remissão da pena temporal pelos pecados perdoados em confissão.

"Todos os fiéis estão convidados a passar pela porta santa da misericórdia na Catedral para buscar o perdão, entender e experimentar a misericórdia de Deus, numa grande experiência da harmonia do coração, paz com os irmãos e sintonia com o amor de Deus", salientou Dom Clasen.

Na tradição católica o Jubileu é o ano que a Igreja proclama para que as pessoas se convertam em seu interior e se reconciliem com Deus por meio da penitência, da oração, da caridade, dos sacramentos e da peregrinação.

Além disto, conforme estimula o Papa Francisco, o Ano da Misericórdia será um tempo para se retomar as obras de misericórdia corporais e espirituais:

Obras de misericórdia corporais: dar de comer aos famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, acolher os peregrinos, dar assistência aos enfermos, visitar os presos, enterrar os mortos.

Obras de misericórdia espirituais: aconselhar os indecisos, ensinar os ignorantes, admoestar os pecadores, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar com paciência as pessoas molestas, rezar a Deus pelos vivos e defuntos.

O início do Ano Santo marca as celebrações do 50º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II. A iniciativa convida os fiéis do mundo inteiro a celebrarem o sacramento da Reconciliação.

Pastoral da Comunicação
_________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário