segunda-feira, 17 de setembro de 2012

FCEE lança aplicativo voltado ao ensino da linguagem de sinais

Foto de Miriam Zomer

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) lança no próximo dia 21, às 14 horas, na sede da entidade, o aplicativo educacional “Libras Brincando”, voltado ao apoio ao ensino da língua de sinais para crianças surdas e ouvintes de 4 a 8 anos. O produto, considerado inédito no país, será disponibilizado gratuitamente às escolas públicas municipais e estaduais de Santa Catarina. 

O desenvolvimento do aplicativo durou quatro anos e foi efetivada por meio de uma parceria entre o corpo pedagógico da fundação e técnicos de uma empresa privada. A especificação e validação do produto incluíram diversas etapas de avaliação, por meio de testes realizados com alunos em escolas públicas. 

A proposta dos desenvolvedores, segundo a presidente da FCEE, Rose Bartucheski, foi possibilitar o ensino da linguagem de sinais e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e expressão de modo divertido e atrativo às crianças. “Existem várias maneiras de ensinar libras, a linguagem dos sinais, mas optamos por criar mais este recurso de apoio, para que as aulas transcorram de modo divertido e atrativo ao aluno”. 

Criado para crianças com e sem deficiências auditivas, o aplicativo, explicou Rose, tem ainda a vantagem de promover a inclusão e a interação entre os estudantes. “Os testes realizados com alunos foram melhores que o esperado, pois demonstraram que além de acessível e fácil de entender, o ‘Libras Brincando’ desperta o interesse dos alunos sem deficiências auditivas para a linguagem dos sinais”. 

De acordo com a coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e Atendimento a Pessoas com Deficiência da FCEE, Patrícia Amaral, após o lançamento, o produto deve ser disponibilizado gratuitamente a toda rede pública de ensino do estado, chegando também, em uma segunda etapa, aos estabelecimentos de ensino particulares. “A intenção é cobrir toda a demanda do estado, estimada em cerca de 1150 crianças somente na rede pública de ensino”. 

Maiores detalhes sobre o programa podem ser obtidos no site www.librasbrincando.com (Alexandre Back) 

Fonte: www.alesc.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário