A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó realizou, nesta terça-feira, 11, no auditório da SDR Chapecó, uma capacitação referente ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC) em Santa Catarina. O evento contou com representantes da Secretaria Estadual de Agricultura, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), sindicatos e prefeituras.
As informações foram repassadas pelo engenheiro agrônomo da Gerência de Assuntos Fundiários da Secretaria de Agricultura, Wladimir Gazzoni. Ele atualizou as regras de acesso ao crédito fundiário. “Precisamos capacitar todas as entidades que recebem as inscrições dos interessados. Melhorando a qualificação, é possível focar apenas naqueles interessados que se encaixam nas regras”, disse o palestrante.
O PNCF oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. O recurso ainda é usado na estruturação da infraestrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo.
Em Chapecó, foram repassadas informações sobre a atribuição de cada entidade que trabalha para a inscrição para acessar o crédito fundiário, os tetos de financiamento, as condições de pagamento como prazos e carências. As famílias são as responsáveis pela escolha da terra e pela negociação do preço, além da elaboração da proposta de financiamento. Quem se enquadra nos critérios do Programa, deve procurar o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais ou da Agricultura Familiar de seu município, secretarias municipais dos municípios ou a SDR.
FONTE SC.GOV
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