quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sustentabilidade e Energias Renováveis foram os temas centrais da Feira Regional de Ciência e Tecnologia realizada em Tubarão

A Gerência Regional de Educação realizou a 8ª Feira Regional de Ciência e Tecnologia, no Auditório do Centro de Educação Profissional Diomício Freitas, nesta quarta-feira, 12. Os alunos da rede estadual de ensino dos sete municípios que integram a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Tubarão mostraram os trabalhos de iniciação científica com o tema “Tecnologia Sustentável”. Participaram da Feira alunos que estudam no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio e Profissional. Nesse ano tivemos 12 escolas inscritas, que participam com 17 projetos. Alunas da quarta fase de técnico em informática - habilitação em programação do Cedup - desenvolveram um software lomax, que consiste em um conversor bilíngue que transforma a voz humana em linguagens de sinais numa tela de computador, para auxiliar o aprendizado de alunos surdos. “Queremos melhorar e patentear nosso produto que é único no mercado, com parceria com a Unisul. Após uma pesquisa, constatamos que existem 2.177 alunos surdos matriculados nas escolas públicas estaduais e somente 200 interpretes para atender este universo”, constata a aluna Maisa do Nascimento. Com este conversor, o professor fala pelo microfone e sua fala aparece em uma tela, onde outra pessoa aparece utilizando a linguagem de sinais. Outro trabalho que chamou a atenção foi o da EEB Maria Duarte Vasconcelos sobre energia Eólica-Vento gerador de Energia. Elas construíram uma maquete para apresentar com este tipo de energia, que será brevemente uma alternativa para a geração de energia.
"Entre os objetivos principais da Feira, destacamos o incentivo a construção de atividades de iniciação científica na Educação Básica visando o conhecimento científico e tecnológico, a elaboração e desenvolvimento de projetos interdisciplinares, divulgarem experiências, pesquisa e a produção científica realizada na sala de aula”, destaca a gerente Tereza Cristina Meneghel. Na oportunidade, serão selecionados três trabalhos (um na categoria Ensino Fundamental, um na categoria Ensino Médio e outro na categoria Ensino Profissional) para participarem da 8ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia, que será realizada no Campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, entre os dias 17 e 19 de outubro de 2012.
fonte:sc.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário