Para os moradores de São Paulo, o transporte coletivo é o quinto maior problema do município. 78% da população acredita que é necessário mais investimentos no setor. Os dados são de pesquisa do Ibope deste ano.
Já o trânsito é ainda mais problemático, sendo considerado péssimo ou ruim por 80% dos paulistanos. Especialistas apontam que o motivo para essa insatisfação é a política dos governos de priorizar o transporte individual em prejuízo do coletivo.
Para o consultor de tráfego Horácio Augusto Figueira, seriam necessários mais de 400 quilômetros de corredores de ônibus para solucionar os problemas de transporte nas principais vias da capital paulista. Segundo ele, “cada faixa para ônibus transporta um número de passageiros equivalente a dez faixas para automóveis”.
Das promessas, do início de 2011, de ampliação de 66 quilômetros dos corredores de ônibus, nada começou a ser construído pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab (PSD). Além disso, São Paulo possui a maior tarifa de ônibus municipal do país, de R$ 3.
A capital paulista é só mais um exemplo do caos da mobilidade urbana. Nas grandes cidades, com mais de 100 mil habitantes, 79% da população utiliza o transporte público, segundo o Ibope.
É nas grandes cidades que ocorrerá o 2º turno das eleições municipais, no próximo dia 28, em 17 capitais e 33 municípios com mais de 200 mil eleitores.
fonte: Radioagência NP, Vivian Fernandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário