terça-feira, 2 de outubro de 2012

Programa Antonieta de Barros difunde cidadania por meio da arte


Colocar a música, dança, teatro e artes visuais a serviço da promoção da cidadania. Esta é a proposta do projeto “Jovens em Transformação”, desenvolvido junto aos alunos do Programa Antonieta de Barros (PAB), ação afirmativa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que oportuniza estágio e capacitação a 40 jovens em situação de vulnerabilidade social. 
Mantido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, o “Jovens em Transformação” teve início ainda no mês de julho, com a realização de oficinas preparatórias, onde foram trabalhados temas como ética, empregabilidade e coletividade, explicou a gestora de projetos da escola, Rejane Bodnar. A segunda etapa ocorre nesta segunda-feira (1º), com a realização de palestras e debates. 
Na parte da manhã os professores convidados foram Dan Baron e Manoela Souza, educadores especializados em música e teatro. Baron, galês radicado em Marabá, no estado do Pará, ressaltou a importância da utilização de elementos da cultura popular brasileira como forma de interação com os jovens. Ele esclareceu que procura desenvolver nos alunos aspectos como autoestima e sentimento de coletividade visando à transformação das comunidades onde vivem. “Muitos chegam aqui achando que não têm perspectivas de vida. Procuramos modificar esta ideia, mostrando o que podem fazer para modificar seu futuro, com coragem para questionar e propor coisas novas”. 
O educador, que já trabalhou com jovens de mais de 80 países, mostrou-se impressionado com o projeto e pretende levar a experiência para os Estados Unidos, país no qual também desenvolve suas palestras. “A Assembleia Legislativa de Santa Catarina é a única do Brasil que tem um programa nestes moldes. Esta é uma iniciativa importante para os jovens e todos precisam ter essa compreensão”. 
Manoela, que falou aos alunos do PAB sobre liderança e empreendedorismo, destacou que todos têm potencial para criar, que pode apresentar resultados muito positivos se for desenvolvido. “Os alunos são orientados a criar, gerir e botar em prática seus próprios projetos. Este ensinamento cria uma base de autoconfiança que reverbera para muitos outros aspectos da vida”, disse. 


Fonte: www.alesc.sc.gov.br

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