terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cai o número de homicídios dolosos em Santa Catarina


Pelo quarto mês consecutivo, Santa Catarina registra queda no número de homicídios dolosos (com intenção de matar). Novembro fechou com 55 casos contra 58 em outubro, 52 em setembro e 66 em agosto. De 1º de janeiro a 3 de dezembro foram registrados, em todo o Estado, um total de 654 homicídios dolosos contra 692 no mesmo período do ano passado, o que representa uma redução de 5,49%.
Os números constam no relatório diário de homicídios, entregue na manhã desta segunda-feira, 3, ao secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba. O documento é organizado pela Diretoria de de Informação e Inteligência, por meio do seu Núcleo de Geoprocessamwento e Estatística - Nuges.
Para o secretário Grubba, desde agosto é possível observar uma queda no número de mortes violentas (homicídios dolosos) no Estado. “Os números mostram que os homicídios vêm mantendo uma curva tendente à redução.” Comparado com o mesmo período de 2011, Santa Catarina contabiliza no dia de hoje (3/12/2012) 38 homicídios a menos no Estado. Ele também destaca que este ano, dos 295 municípios, 169 têm homicídio-zero, ou seja, 57,6% das cidades catarinenses não têm registro de crimes de assassinato.
“Mas precisamos melhorar mais, principalmente os índices de resolutividade”, observa Grubba. A taxa de resolução de crimes de homicídios em Santa Catarina é de 52,45%. Já em Florianópolis, que conta com uma especializada, a taxa chega a 69,81%.
Na opinião do secretário, a redução nas taxas de criminalidade é o somatório de esforços das forças de segurança que, segundo Grubba, têm garantido a continuidade e o aperfeiçoamento das políticas de prevenção e repressão. Ainda segundo secretário, há registros de homicídios dolosos em 124 cidades, sendo que destas 48 cidades contabilizam apenas um homicídio e 61 com dois. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes ficou em 10,46, número inferior ao apresentado em 2011 (11,07) e 2010 (11,42).
                     
                                                                                                                              Fonte: www.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário