quinta-feira, 29 de agosto de 2013

IFC Videira se destaca na Olimpíada Brasileira de Agropecuária pelo terceiro ano consecutivo





 Entre 385 equipes que fizeram a prova na fase virtual (nacional) da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), o Câmpus Videira classificou quatro equipes que estão entre os 10 primeiros colocados, na categoria Ensino Médio Integrado. 

Ou seja, na categoria Ensino Médio Integrado, dos 10 primeiros lugares da OBAP, quatro são de Videira. Além disso, das 55 equipes classificadas no total, 12 são daqui. Os números são expressivos e colocam em evidência a qualidade do curso, o preparo dos estudantes e a competência técnica dos professores. Além do Ensino Médio Integrado, o Câmpus conta com uma equipe classificada na categoria Subsequente (pós-médio). 

No total, o câmpus classificou 13 equipes, sendo que as que estão entre as 10 primeiras irão ganhar transporte, alimentação e estadia gratuita para ir até a cidade de Machado, em Minas Gerais, no dias 11 e 12 de outubro, participar da fase presencial.
fonte/envio:Popular FM/Dandy dos Santos

Padre Pedro propõe frente parlamentar de homens contra violência


Objetivo é criar grupo de trabalho dentro do parlamento que atue no apoio a ações e debates pelo fim da violência, física e psicológica, contra a mulher. 
                O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) informou, no plenário da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (29), que propôs a criação, em Santa Catarina, da Frente Parlamentar dos Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. O objetivo é criar um grupo de trabalho, dentro do parlamento, que atue no apoio a ações e debates pelo fim da violência, física e psicológica, contra a mulher.
                “A questão aqui não está somente em violência física, mas numa cultura que busca, em diversos espaços, atingir a mulher das mais diversas formas. O que queremos é mobilizar, principalmente homens, no sentido de discutir avanços. E isso vale tanto para uma mudança de postura no universo masculino, em particular, quanto para concretizar bandeiras já levantadas pelas mulheres, como a articulação entre os organismos de apoio e uma política consistente de suporte às mulheres vítimas de violência”, explica o parlamentar.
   A expectativa é que até a próxima semana as assinaturas necessárias à criação da Frente já estejam encaminhadas.
          Uma das questões apontadas pelo parlamentar como fundamental é atuar diretamente nas escolas, em especial na formulação de debates dirigidos a meninos. “Queremos que levem isso para suas famílias, para o pai, e que multipliquem o fim destas posturas absurdas hoje e depois de crescerem”, complementa. 
fonte:assessoria de imprensa

Campeonato de Inverno das Escolinhas de Futsal de Tangará teve finais no dia 24 de Agosto


O Campeonato de Inverno das Escolinhas de Futsal 2013 de Tangará teve inicio no dia 12(doze) de Julho e suas finais foram realizadas no dia 24(vinte e quatro) de Agosto no Ginásio Municipal de Tangará.
Os coordenadores dividiram cada categoria de base inscrita no campeonato e formaram as chaves para os jogos. O grupo feminino teve participação de atletas de municípios vizinhos como Videira e Iomerê para que conseguissem formar as equipes.
Os jogos eram realizados a noite durante as semanas que davam seqüência ao campeonato. Já para os últimos desafios as partidas foram realizadas no sábado 24(vinte e quatro) de Agosto com a premiação dos participantes.
A equipe vencedora da categoria sub 09 foi o time Águias de Ouro, sub 11 Chicago Bulls, sub 13 RVX e sub 15 Orlândia. Os vencedores do feminino adulto e sub 07 levaram medalhas de gratificação.
“Estamos com um novo projeto com meninas de até 11 anos no futsal feminino, por isso colocamos elas jogarem entre elas no final da competição. Premiamos com medalhas como forma de incentivo, para formarmos novos grupos mais tarde e termos equipes femininas para competições fora e dentro do município”, disse Waldemor Slongo professor das escolinhas.
Algumas inovações, exigências foram implantadas na competição. Os técnicos precisariam ser maiores de 18 anos, para que conduzissem a equipe no decorrer da competição e também para que pais e familiares se envolvessem no projeto. Outra exigência era a divisão dos tempos. Foram trabalhados com quatro tempos para cada jogo, onde todo aluno era obrigado a jogar, caso isso não acontecesse equipe era desclassificada.
“Esse campeonato superou expectativas. Teve grande publico participando, pessoas ajudando a coordenar e também 25 equipes participantes dos jogos. Podemos ver a satisfação dos alunos em receber as medalhas. Levamos como experiência para que possamos cada ano melhorar. Agradeço ás pessoas que nos ajudaram, as famílias, os atletas e também as rádios pela divulgação”, disse o professor.

Redação: Joslaine Zucco Rádio Comunitária Tangaraense

Comemora-se hoje o Dia Nacional do Combate ao Fumo e a Rádio Comunitária Tangaraense esta engajada nesse projeto

imagem ilustrativa

Nesta quinta-feira, 29(vinte e nove) de Agosto comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo e a Rádio Comunitária Tangaraense também está engajada nessa prevenção. Todas ás segundas e sextas-feiras ás 12h30min, logo após o Informativo Comunidade, faz a retransmissão do programa Mundo do Tabaco disponibilizado pela parceira Abraço - SC.
O programa contém entrevistas com especialistas na área de agricultura familiar, saúde, políticas públicas e qualidade de vida, com a duração de cerca de 7 min.
O objetivo do programa é ampliar o conhecimento e a conscientização dos comunicadores e ouvintes a respeito das questões que envolvem o controle do tabaco, muito importante na região Sul do país, onde está a maior parte da produção de folhas de tabaco no Brasil e também possui o maior índice de fumantes, principalmente entre os jovens.
fonte/envio:ACCAT


Operação Conjunta fiscaliza bares e lojas em postos de combustíveis

29_08_2013_100805
Chapecó – A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Chapecó, em uma operação conjunta com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, na noite desta quarta-feira, 28, fiscalizou bares e lojas de conveniências existentes em postos de combustíveis, no Oeste do Estado.


A ação foi decorrência de denúncias recebidas em virtude da aglomeração de pessoas nos locais e supostamente de realizações de eventos, festas e instalação de casas noturnas. Os locais com essas características foram vistoriados, sob a orientação e análise de alvarás de funcionamento e demais procedimentos. Três deles foram fechados – um deles, inclusive, estava inaugurando uma casa noturna nas dependências do posto no momento da operação.

Os proprietários foram notificados e os locais lacrados até as adequações.

“Colabore com a Polícia Civil. Denuncie. Disque 181.”
fonte:PC/SC

Quinze pequenos negócios catarinenses fazem parte da Loja Mosaico Brasil.Entre eles a Vinícola Panceri de Tangará


Espaço no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília, reúne artigos tipicamente brasileiros produzidos em todas as regiões do País



Joaçaba - Dos 122 pequenos negócios que foram selecionados para fazer parte da Loja Mosaico Brasil, situada no piso de desembarque do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília, 15 são de Santa Catarina e integram o projeto ExpoArte SC, do Sebrae/SC, e o Programa Nova Economia, uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, e o Sebrae/SC.  Entre eles está a Vinícola Panceri de Tangará.
            Quem visitar o local irá encontrar vinhos, ostras e frutos do mar defumados, palmitos e outros produtos do agronegócio produzidos em Santa Catarina, além do típico artesanato catarinense. A loja expõe produtos das empresas de pequeno porte atendidas pelo programa Sebrae 2014, ação realizada nas 12 cidades-sede do mundial de futebol e que promove cursos, palestras, seminários e rodadas de negócios. Embora o Sebrae/SC não participe do Programa Sebrae 2014, foi aberta uma exceção para  a participação de produtos catarinenses devido à experiência diferenciada do Sebrae de Santa Catarina em acesso a mercado com o evento Aroma, Sabor & ArteCatarina, realizado todos os anos e que divulga a produção catarinense.
              De Santa Catarina participam seis empresas de agronegócio (Bottarga Gold, Letuca, Marithimu´s, Matebras, Natupalm e Vinícola Panceri) e nove de artesanato (Ana Gern, Cyntia G. Kuntze, Das Catarinas Brasil, Jolcimar Sanambaia, Maria Lúcia S. Corrêa, Marlene C. Vicente, Mulheres do Frei, Eko.Art, Sônea Aparecida C. Goulart).
            “Os produtos catarinenses estão vendendo bastante e muitos já tiveram que ser repostos”, afirma Alan Claumann, coordenador do projeto ExpoArte SC. Para Allan, fazer parte da Loja Mosaico Brasil confirma o preparo e diferencial das pequenas empresas catarinenses. “Essa iniciativa contribui para a divulgação dos produtos. Certamente é uma oportunidade única de fazer novos negócios e ampliar mercados”,  finaliza.
            “Para nós, Vinícola, serviu como uma ferramenta de marketing estrategicamente importante, pois estar exposto num local tão nobre serviu de vitrine para o público. Sendo o nosso produto, que também é nobre, visto por pessoas do Brasil e do mundo inteiro. Estamos agradecidos e gostaríamos de ser candidatos a outras situações ou para continuar esse projeto.” Destaca o empresário Celso Panceri, da Vinícola Panceri de Tangará. 
            Os turistas e o público interessado em levar para casa uma lembrança encontram preços que variam de R$ 5,50 a R$ 448. A loja fica aberta todos os dias, das 8h às 20h, com atendimento também em inglês e espanhol. A loja encerra no dia 12 de setembro de 2013.

fonte/envio:Sebrae

CNTE abre o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação com acampamento em frente ao Senado nesta sexta


Nesta sexta-feira, 30 de agosto, centrais sindicais de todo o país realizam um dia nacional de paralisação, cobrando pautas como o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução do salário, a suspensão dos leilões de petróleo e a não aprovação do PL 4330 sobre a terceirização.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), entidade representativa de mais de 2,5 milhões de trabalhadores da educação em todo o país e maior confederação filiada à CUT, participará ativamente da data. Os sindicatos filiados à CNTE estarão mobilizados em todo o Brasil, reivindicando questões locais que afetam todos os trabalhadores, além da pauta principal da Confederação, que cobra a votação imediata do Plano Nacional de Educação no Senado Federal, que aguarda uma decisão final há três anos e meio, a profissionalização dos funcionários da educação e o respeito integral à Lei do Piso que inclui o plano de carreira e jornada de trabalho. Saiba quais estados não respeitam a lei.
O acampamento ficará em frente ao Senado Federal até que o PNE tenha uma solução definitiva, pressionando os parlamentares e dialogando com a sociedade.
“Tivemos o compromisso de todas as entidades de enviarem trabalhadores para estarem nesse acampamento em etapas que já foram acertadas com os representantes dos sindicatos filiados à CNTE. Teremos sempre uma boa movimentação de pessoas, dialogando com os parlamentares, com os funcionários públicos dos diversos ministérios da Esplanada, com o povo de Brasília, enfim, chamando a atenção para a necessidade do PNE, ser aprovado neste ano”, afirma Roberto Leão, presidente da CNTE.
Leão lembra que o PNE precisa deixar clara a destinação dos 10% do PIB para a educação pública, com ênfase nessa questão, para que seja possível avançar na construção de uma escola que seja efetivamente de qualidade, socialmente referenciada e que faça jus às necessidades do povo brasileiro.
A CNTE e a CUT também estão mobilizadas para impedir a aprovação do PL 4330, proposta que impacta também a educação, já que em alguns estados, parte dos funcionários de escola já são terceirizados, medida combatida fortemente pela CNTE.
Confira o calendário de mobilização e os principais eventos da CNTE no segundo semestre de 2013:
Agosto
Até dia 30 de Agosto- participação das atividades das Centrais Sindicais Contra o PL 4330
Dia 30 de Agosto- DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO com Instalação do Acampamento em frente ao Senado pela Votação do PNE
Pauta: Redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais, sem redução de salários; Fim do fator previdenciário; 10% do PIB para a Educação; 10% do Orçamento da União para a Saúde; Transporte Público e de qualidade/mobilidade urbana; Valorização dos aposentados; Reforma agrária; Suspensão dos Leilões de Petróleo; Contra o PL 4330, sobre a Terceirização.
Pauta Específica: Piso, carreira, votação do PNE, Profissionalização dos funcionários, pela votação do PL da Câmara sobre a destinação dos Royalties do Petróleo para a Educação.
Setembro
Acampamento em frente ao Senado
1 ª Semana de 03 a 05
Sindicatos presentes: Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso
2ª Semana de 10 a 12
Sindicatos presentes: Minas Gerais, São Paulo, Tocantins e Espírito Santo
3ª Semana de 17 a 19
Sindicatos presentes: Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
4ª Semana de 24 a 26
Sindicatos presentes: Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte e Ceará
Sindicatos dos demais estados participarão do Acampamento em outubro
Dias 17 a 21- II Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano - Recife
Outubro
Dia 30 de Outubro - Dia de Mobilização dos Funcionários de Escolas - Brasília – DF
fonte: CNTE

Movimentos sociais afirmam apoio a Mais Médicos e cobram controle social do programa


A Secretaria-Geral da Presidência da República e o Ministério da Saúde realizaram ontem, (28), no Palácio do Planalto, em Brasília, um encontro entre representantes da sociedade civil, sindicatos e movimentos sociais para falar sobre o Mais Médicos. Durante o evento, as mais de 50 entidades presentes declaram apoio ao programa. Mas demonstraram preocupação em relação ao controle social e conhecimento específico em relação a políticas de saúde segmentadas, como em relação a mulher e aos negros.
“O Norte e o Nordeste são os lugares onde mais mulheres morrem de câncer de colo do útero, será que eles vão entender o porquê disso?”, afirmou a representante da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, Maria do Espirito Santo.
“Além do Mais Médicos ter sido pensado para resolver um problema social, traz outros problemas que não apareciam: o preconceito, o racismo, a xenofobia”, afirmou a enfermeira e representante da Associação Nacional de Travestis e Transexuais Fernanda Benvenutti, em referência às demonstrações de contrariedade da vinda dos médicos estrangeiros, principalmente os cubanos.
Desde segunda-feira, 682 médicos que preencheram vagas não ocupadas por brasileiros fazem treinamento para entender o funcionamento do sistema de saúde no Brasil. Na chegada dos cubanos em Fortaleza, os profissionais foram vaiados. Uma jornalista chegou a declarar em uma rede social que, por não se imporem por meio de roupas, médicas nascidas em Cuba pareciam empregadas domésticas.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que abriu o diálogo, acredita que a desinformação está movendo os opositores do projeto. “Não posso acreditar que uma pessoa de bom senso deixe de concordar com a essência desse projeto. O debate está dado e muitas vezes a desinformação e o preconceito acabam formando opiniões”, afirmou.
Vera Moraes, da Nova Central Sindical, afirmou que irá observar os contratos estabelecidos para garantir isonomia em relação aos profissionais brasileiros. “Queremos crer que as pessoas que se debruçaram sobre esses contratos não tenham sido levianas ao ponto de ignorar essa proteção aos irmãos estrangeiros”, disse. Cada médico irá receber uma bolsa de R$ 10 mil. Apenas os cubanos irão receber de maneira indireta um valor decidido pelo governo do país.
fonte:RBA

Acidente na BR-282 tira a vida de dois caçadorenses



Dois caçadorenses morreram em um acidente de trânsito no Km 108 da BR-282, no município de Alfredo Wagner, na manhã desta quarta-feira, 28. A colisão aconteceu por volta das 10h envolvendo um Ford Ka de Caçador e uma caminhonete S10 de São Miguel do Oeste.

Morreram na hora o motorista do Ford Ka, Délcio Quirino de Almeida, 45 anos e um jovem identificado Leandro Moraes Rosa, de 23 anos, que trafegava no banco traseiro do carro. Os dois ocupantes da S10 tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para um hospital de Lages, juntamente com o o filho de Délcio, Derick Giordan Nunes de Almeida, que ficou ferido e também foi encaminhado para Lages.

De acordo com informações, Délcio, levava o filho e o amigo a Florianópolis onde os jovens fariam um concurso público da Polícia Militar de Santa Catarina. As causas do acidente são desconhecidas.

fonte:Portalcdr

Corpo de Bombeiros de Tangará é acionado para ajudar na busca de um homem desaparecido em Lebon Régis


As 14h de ontem 28(vinte e oito) de Agosto, o Corpo de Bombeiros Militar de Tangará foi acionado para auxiliar o Corpo de Bombeiros de Lebon Régis nas buscas por um homem desaparecido desde o ultimo domingo (25).
Foram deslocados três integrantes da unidade para auxiliar na busca de um Sr. de iniciais A.C de 84 anos residente na localidade de Perdizinhas interior de Lebon Régis que sofria do mal de Alzheimer.
Após a não obtenção de êxito nos trabalhos e com o avançar da noite o grupo retornou a base ficando em prontidão para deslocar-se a área de buscas a partir das 06:00h do dia 29(vinte e nove) de agosto de 2013.

Fonte: Corpo de Bombeiros de Tangará

LEGISLATIVO VIDEIRENSE REALIZOU DUAS SESSÕES NO MESMO DIA



Na última sessão do legislativo videirense que ocorreu na terça-feira(27) foram apreciadas 10 matéria e todas aprovadas por unanimidade.
O vereador Sandro Antônio Caregnato apresentou a indicação para que seja feito um estudo que possibilite a implantação de ciclo faixas nas ruas do município.
Já o vereador Rafael Balestrin,solicitou que seja feita a pavimentação com pedras irregulares na Rua Benvenutto Mandelli,no Bairro Santa Tereza.Segundo ele, é uma reivindicação dos moradores.
Na mesma noite também foi realizada uma sessão extraordinária,após intervalo,para votação em segundo turno da matéria que dispõe do Plano Plurianual 2014 a 2017,que foi aprovado mesmo com três votos contrários dos vereadores Wilson Antonio Paese Segundo,Jacson Darci Locatelli e Claudete Nardi Vavassori e uma abstenção da vereadora Lourdes Nunes,que estava ausente.
A próxima sessão legislativa acontecerá no dia 03 de setembro a partir das 18h45min.
TODOS OS CIDADÃOS SÃO CONVIDADOS A ACOMPANHAR AS SESSÕES PARA QUE  SAIBAM O QUE NOSSOS REPRESENTANTES ESTÃO REALMENTE FAZENDO PELO BEM COMUM DE VIDEIRA.
Lembrando que as sessões também podem ser acompanhadas pela internet ao vivo pelo site da câmara.
fonte/envio:Popular FM/ Dandy dos Santos

Comemorações da Semana da Pátria iniciam na próxima segunda-feira (2) em Videira


A Secretaria de Educação de Videira em parceria com cerca de 50 entidades locais, iniciam na próxima segunda-feira (2 de setembro), uma série de apresentações alusivas à Semana da Pátria 2013. A programação começa na segunda-feira, com o hasteamento da Bandeira Nacional, às 9h, em frente ao Paço Municipal e o arriamento às 17h. A iniciativa seguirá, diariamente, até sexta-feira, dia 6 de setembro e a intenção é contar com a presença de autoridades municipais, em cada solenidade.

Segundo a programação, a abertura da Semana da Pátria, na segunda-feira (1º), contará com a apresentação da Orquestrinha de Cordas da Secretaria de Turismo e Cultura e a participação do Lions Clube Videira Perdizes, Leo Clube Alpha Videira Perdizes, Associação Sorria Criança, Escola Especial Tia Ana (APAE) e Escola Municipal Fidélis Fantin. O arriamento das bandeiras será acompanhado por alunos do Cemei Professor Luiz Antonio Faccio.

No dia 3 (terça-feira), às 9h  haverá o hasteamento da Bandeira com apresentação  do Grupo de Violino e Violoncelo da Secretaria de Turismo e Cultura e a participação das Escolas Joaquim Amarante, Anísio Rachadel de Oliveira, Madre Terezinha Leoni e Cemei Irmã Concília. O arriamento contará com a participação de alunos da escola de Educação Infantil Comecinho de Vida e Gennius Ensino Fundamental;

No dia 4 (quarta-feira), às 9h, hasteamento da Bandeira com apresentação da Bandoca e a presençade alunos da Escola Eurico Rauen, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e escola Criança do Futuro – CAIC; Às 17h arriamento da Bandeira com alunos da escola Vilson Pedro Kleinubing;  Na quinta-feira (5), hasteamento com  a apresentação do Grupo de Flauta Doce do município e a presença de alunos das Escolas Adelina Régis, Waldemar Kleinubing, Padre Bruno Pokolm e Cemei Ivone Mari Caregnato. Arriamento com a presença de representantes da Escola de Pais do Brasil – Seccional Videira;

E, no dia 6 (sexta-feira), às 9h, hasteamento da Bandeira com apresentação do Grupo Municipal de Violões e as presenças das escolas Pólo Sueli Gheller de São Pedro, e ester Crema Marmentini, além do Cemei Luiz Antonio Faccio e do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA); às 17h, arriamento da Bandeira com a presença da Escola Paulo Penso e Colégio Superação.

Sete de setembro será marcado por grande desfile em frente a Prefeitura

No sábado (7), Dia da Independência do Brasil, a solenidade começará às 8h15 e será marcada por um grande desfile na Avenida Manoel Roque. No local, haverá o  hasteamento da Bandeira e a execução do Hino Nacional. No total, cerca de 50 entidades desfilarão. Entre elas, escolas municipais, estaduais, particulares, além de clubes de serviço, entidades representativas e creches. “A exemplo do que ocorreu em anos anteriores, estamos preparando uma linda festa para marcar o civismo dos videirenses. Queremos reforçar o convite para que todos venham assistir e prestigiar esse momento”, convida o secretário de Educação – Roberto Maraschin Primo ressaltando que caso chova, por decisão de todas as entidades envolvidas, o desfile será cancelado, sem transferência para outra data.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Caçador: Empossado Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

A apresentação dos novos membros para o biênio 2013/2015 envolveu representantes de entidades não governamentais e governamentais

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) de Caçador realizou nesta terça-feira (27) a apresentação dos novos membros para o biênio 2013/2015 envolvendo representantes de entidades não governamentais e governamentais, além de eleger a nova diretoria. O encontro ocorreu no auditório da Prefeitura.
A secretária municipal de Assistência Social, Beatriz Ribeiros dos Santos, fez a apresentação de cada membro e disse que o Conselho dos Direitos da Mulher deve ser forte e comprometido com as ações, para que possam em Caçador realizar uma política pública eficiente para as mulheres.
O prefeito Beto Comazzetto também acompanhou a cerimônia. Para ele, este conselho sempre desempenhou papel importante nas tomadas de decisões em Caçador e disse que a reforma administrativa da Prefeitura contempla bons projetos para esta área já com um novo orçamento planejado. “Vamos criar em 2014 a Coordenadoria da Mulher, que será integrada ao Gabinete do Prefeito. Também temos parceria com o Governo Federal, que está investindo em novos projetos de proteção à mulher nos municípios brasileiros. Por conta disso, e também pela atuação de todos os conselheiros caçadorenses, unidos em prol das mulheres, tenho a certeza de criarmos em nosso município um novo panorama. Mas para que possamos colocar em prática nossas propostas de governo é preciso a união de todos e contamos com isso”, declara.
Ao final do encontro foi eleita a nova diretoria para o Conselho dos Direitos da Mulher (Comdim) de Caçador, que possui agora na presidência Lucimar Schultz; vice-presidente Suzana Ribeiro; 1ª secretária Kellin Santos e 2ª secretária Sandra Spautz Granemann.
fonte:TW

Caminhonete ocupada por três pessoas capota em Vargem Bonita


Um acidente de trânsito foi registrado na madrugada desta quarta-feira, dia 28, na BR-153, em Vargem Bonita. Uma caminhonete com placas de São Paulo (SP) bateu contra a cabeceira da ponte do Rio do Mato e em seguida capotou. O acidente foi registrado por volta das 5h20, na altura do km 31 da rodovia.

Os bombeiros voluntários de Irani foram acionados, mas quando chegaram ao local, encontraram apenas o condutor, Edson Pavani, de 44 anos. Ele relatou que outras duas pessoas estavam no veículo, mas que não se feriram e que já haviam sido levadas para casa. O condutor também não se feriu.

Ele relatou aos bombeiros que perdeu o controle do veículo ao entrar na curva e acabou batendo na ponte e capotando. Os danos no carro foram elevados. A Polícia Rodoviária Federal de Campos Novos esteve no local para registrar a ocorrência.

fonte/foto:NDoeste

Aniversário do Museu do Vinho será comemorado com exposição sobre a vida dos pioneiros da vitivinicultura videirense



A Sociedade Amigos do Museu do Vinho Mário de Pellegrin (SAMUVI) em parceria com a Prefeitura de Videira e a Secretaria de Turismo e Cultura através do Museu do Vinho Mário de Pellegrin estão preparando mais uma grande festa para comemorar os 82 anos da Casa Canônica e 28 anos do Museu do Vinho. A comemoração que anualmente é realizada em setembro, mês que a Casa Canônica foi construída, acontecerá no próximo dia 14, com a abertura da exposição temporária: Pioneiros da Uva e do Vinho e homenagem às 18 famílias pesquisadas. 

A exposição vai contar com 21 painéis que narram desde a chegada dos colonizadores, o desbravamento do mata, as dificuldades enfrentadas e a relação das famílias com a viticultura em Videira. Na ocasião também será entregue uma lembrança, aos homenageados e suas famílias pelos trabalhos prestados a vitivinicultura videirenses.

Este será o sétimo ano consecutivo que a SAMUVI homenageia os pioneiros da Uva e do Vinho. Nos anos anteriores mais de 130 famílias receberam o reconhecimento. No próximo dia 14 as homenageadas serão as famílias de: Adão Vanin, Adelar José Mariani, Albertino Brandelero, Alcides Cagnin, Angelo Busanelo, Antonio Peretti, Benjamim Grazziotin, Cooperativa, Enrico Anselmi, Ernesto Grando, Francisco Francio, Francisco Lyra, Giovanni Simoneto, Giuseppe Olivo, José Gonçalves Lins, Luiz Angelo Damo, Pedro Menegola Segundo e Vergilio Saorim.

Após a abertura oficial a Exposição poderá ser visitada gratuitamente até o dia 17 de novembro nos seguintes horários: de terça a sexta-feira: 8h30 as 12h - 13h30 as 17h30 e sábados e domingos: 13h as 17h30.


Serviço:
O que: Aniversário Museu do Vinho e Casa Canônica
Onde: Porão do Museu do Vinho Mário de Pellegrin
Data da abertura: 14 de setembro de 2013
Horário: 15h30
Período de vigência: 14 de setembro a 17 de novembro de 2013
Quanto: Gratuito



Silvia Palma
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira
Foto: Pedro Schaitel

ACCAT acerta últimos detalhes para projeto Criança Feliz



Na tarde de quarta-feira 28(vinte e oito) de Agosto de 2013, a Associação Cultural Comunitária Amigos de Tangará - ACCAT entidade mantenedora da Rádio Comunitária Tangaraense realizou reunião com a direção das escolas do município de Tangará.
Reunião a qual tinha como objetivo decidir pendências sobre o projeto Criança Feliz que a Rádio Comunitária realizará em Outubro com os alunos das escolas.
Fizeram-se presentes a Diretora da Escola de Educação Básica Professor João Jorge de Campos Ana Maristela Debastiani, Diretora do Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto Vanice Schizzi, Comunicador da Rádio Comunitária Tangaraense Yuri Pasqual, Presidente da ACCAT Roberto Bohnenberger  e Coordenadora do Projeto e Secretária ACCAT Joslaine Zucco.
Fonte/envio:ACCAT

3ª Gincana da Integração acontece em setembro!



 Em setembro acontece a 3ª edição da Gincana da Integração, para integrantes dos Projetos Sociais da APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), seus familiares e parceiros!
fonte/envio:Apafec

Padre Pedro apresenta na Alesc relatos de famílias atingidas por barragem na Serra



Num dos relatos mais chocantes, agricultores retiram o milho, pronto para a colheita, de dentro da água. Outros buscam animais que morreram afogados por conta do avanço do lago. 
Algumas famílias agora só contam com água contaminada.









            Um relatório produzido pelas próprias famílias atingidas pela Usina Hidrelétrica Garibaldi, na Serra, foi apresentado nesta terça-feira (27), no Plenário da Assembleia Legislativa, pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT). O parlamentar recebeu os dados de representantes do grupo de famílias que está acampado no interior de Abdon Batista, depois que as comportas da usina foram fechadas e, por um erro de cálculo na construção da barragem, propriedades fora do projeto original acabaram atingidas pela água.
            “A situação lá não é diferente de nenhuma outra obra em barragem. São inúmeras injustiças sociais, questões ambientais que não são respeitadas. Mas, neste caso, estamos falando aqui de centenas de pessoas atingidas pela segunda vez, ou cuja vida foi inviabilizada por um problema que não foi causado por eles”, disse o parlamentar, que confirmou o envio de documentos, imagens, vídeos e relatos ao Ministério Público Federal (MPF). “Eles precisam avaliar a situação porque, aqui, não tivemos acesso à justiça”, observou.
            Padre Pedro ainda protesta contra o que classificou como “crime ambiental”, em razão de “centenas de hectares de mata nativa coberta sem a extração ou mapeamento devido”. Os relatos e imagens apresentam desde estruturas da própria empresa inundadas – o que mostra a ausência de planejamento e de projeto nas obras – até chiqueiros e outras estruturas produtivas totalmente tomadas pela água. Fontes que serviam ao abastecimento de várias famílias estão contaminadas, já que a água da barragem invadiu o espaço onde era feita a captação.
            “Uma das cenas mais tristes é ver os agricultores retirando o milho, que estava pronto para a colheita, de dentro da água. Ou outros, buscando animais que morreram afogados por conta do avanço do lago. Tenho toda família vinculada à agricultura e sei muito bem o que é ver todo trabalho de um período do ano perdido. Neste caso, por irresponsabilidade de terceiros”, afirmou.
Vida interrompida
            O que mais choca, porém, é a situação das famílias que vivem na região. Imagine-se em sua casa e, de uma hora para outra, você se vê cercado de água. Ou então, observa desaparecer parte da história de sua vida, ou a garantia do sustento de sua família, sob uma lâmina de água, lentamente, sem poder fazer nada. Foi o que muitas famílias enxergaram, incrédulas, em Abdon Batista, São José do Cerrito e Campo Belo do Sul. “Foi tudo rapaz, foi tudo. Não deu tempo de tirar nada. Aveia, milho, tudo”, diz, Ana Alaide, esposa de um agricultor cuja terra, arrendada do pai, não foi reconhecida como atingida.
            Rudnei Raith dos Anjos é outro dos agricultores prejudicados pela elevação desmedida da água da barragem. Morador da área atingida pela construção, não possui outra renda, nem outra terra. Vive da agricultura. Casado, pai de dois filhos, pergunta-se o que fazer a partir de agora.
            Enquanto isso, ocupa um quarto na casa de parentes. Restou-lhe esta opção, ou a possibilidade de viver sem luz, água e uma estrada de terra para chegar à casa onde vive depois da construção da barragem –  para chegar ao local onde a empresa “permitiu” que more, somente de canoa. “Fica perigoso pras crianças”, diz, resignado. Não recebeu nada, nem pela primeira, nem pela segunda intromissão em sua vida. Além do mais, segundo a Rio Canoas S/A, ele não foi atingido.
            Alguns temem serem obrigados a viver na cidade. Outros acham que é bom aceitar qualquer coisa que a empresa oferecer, nem que seja só pra quitar as dívidas. Acreditam, conformados, que ao menos assim tem paz pra começar de novo. Mesmo que não saibam nem como, nem onde.   
Barragem

            A previsão inicial de inundação da barragem Garibaldi é de 26,79 quilômetros quadrados, no entanto, a água atingiu uma área muito superior. Com 37 metros de altura e 915 metros de extensão, tem capacidade para gerar 150 mega watts de energia, com potência de 175 mega watts, energia suficiente para abastecer uma cidade com 300 mil habitantes. Os gastos previstos na obra de R$ 450 milhões.  O grupo Triunfo terá o direito de explorar a produção de energia pelo prazo de 30 anos.
fonte:Assessoria de Impresnsa

PT comemorou os 23 anos de fundação do partido em Tangará e 10 anos do governo no Brasil


O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou comemoração dos 23(vinte e três) anos de fundação do partido em Tangará e 10(dez) anos do governo petista no Brasil, nessa sexta-feira 23(vinte e três) de Agosto, no Salão Comunitário do Bairro do Soque em Tangará.
Estiveram presentes no evento o Presidente do Diretório Municipal de Tangará Valmor Antonio Vivian, o Deputado Estadual Padre Pedro Baldissera, Ex Deputado Federal Claudio Vignatti, Deputado Estadual Neodi Sareta, representante do Deputado Federal Pedro Uczai Sr. Airton Fontana, Diego Bairros representante do Deputado Federal Decio Lima, Gentil Marini Presidente do PT Fraiburgo, Marciano Presidente do PT de Arroio Trinta, Gilmar Rebelatto Presidente do PT de Pinheiro Preto Eder Balen Presidente do PT de Ibiam, além da população tangaraense e simpatizantes do partido petista da região.
A comemoração tratou os avanços das políticas públicas conquistadas pelo partido nos 10(dez) anos e informações a respeito do apoio que o governo federal tem dado ao município de Tangará.
Em conversa com o Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Tangará Valmor Antonio Vivian ele destacou que o evento é importante para que possamos ficar informados do trabalho que o PT vem realizando em nível de governo federal e de diretório municipal.
“Quero agradecer a todos que participaram independente de preferência partidária, do evento dos 23(vinte e três) anos do Partido dos Trabalhadores em Tangará e 10(dez) anos do governo petista no Brasil. Esse evento foi importantíssimo, uma oportunidade de fazermos uma troca de ideias e informações, para mantermos uma política onde todos se respeitam”, disse Valmor Antonio Vivian.
O jantar ficou por conta de um delicioso risoto preparado pela equipe do Sitio São Pedro.

Fotos e Redação: Joslaine Zucco Rádio Comunitária Tangaraense

Empresário Ivanor Tozzo de Chapecó é preso na Bahia por aliciar adolescentes para prostituição


O empresário catarinense Ivanor Tozzo, de 57 anos, distribuidor do Feijão Tozzo e de outros produtos alimentícios, é suspeito de aliciar dezenas de adolescentes da região de Feira de Santana, no período de 10 anos em que reside no município. Com prisão preventiva decretada pelos crimes de favorecimento à prostituição e exploração sexual de vulnerável, ele está preso no Complexo Policial de Feira, desde o último dia 21 quando policiais civis cumpriram mandado judicial na empresa da qual é proprietário, situada no bairro Santa Mônica II.
A equipe da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI/Feira) também cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência de Ivanor, onde foram encontradas fotografias de diversas garotas, além de uma espingarda, um rifle 44, com 31 cartuchos intactos e um estojo deflagrado, e dois celulares. Havia ainda no imóvel, localizado na rua Rio Pardo, CDs e DVDs, cujo conteúdo será averiguado por peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Natural de Chapecó, em Santa Catarina, o empresário já era investigado desde 2009, como suspeito de aliciar menores. Segundo a delegada Patrícia Brito, titular da DAI/Feira, Ivanor foi denunciado por uma garota de 14 anos, que depois de manter relação sexual com ele, mediante o pagamento de R$ 200, passou a se prostituir. A adolescente havia desaparecido da casa dos pais, sendo encontrada pela equipe da DAI, no início do mês, numa casa no centro de Feira, ocupada por outras garotas de programa.
Fonte: SSP Bahia via Caco da Rosa

Clube Ervalhense é interditado



Foi interditado por volta das 10h00min desta terça-feira (27), o Clube Ervalhense em Erval Velho. Segundo Edson Tonielo responsável pela Delegacia de Polícia Civil do município, após a tragédia que aconteceu em Santa Maria - RS, em janeiro deste ano os órgãos fiscalizadores passaram a vistoriar de maneira mais segura os estabelecimentos de todo o Brasil.  

Edson afirma que, a Gerência de Jogos e Diversões de Joaçaba recebeu nos últimos dias uma denúncia de que o Clube Ervalhense estava sem os devidos licenciamentos por parte do Corpo de Bombeiros. Diante dos fatos, a atual diretoria foi advertida para que apresentasse os alvarás de funcionamento, sendo que a mesma não possuía tais documentos.

Tonielo afirma que devido as denúncias recebidas pela Gerência de Joaçaba, optou-se pela interdição da parte superior do Clube Ervalhense, até que a atual diretoria apresente toda a documentação exigida para funcionamento.

O presidente da Sociedade foi procurado para manifestar-se porém optou, em consultar o departamento jurídico da diretoria do Clube, para outros esclarecimentos. 

Diante documento expedido pelo Delegado Regional de Polícia, Ademir Tadeu de Oliveira o estabelecimento estava funcionando sem Alvará de Licença, emitido pela delegacia de Polícia Municipal e sem o Alvará de Funcionamento expedido pelo Corpo de Bombeiros Militar.

A área interditada corresponde a parte superior do edifício de responsabilidade do Ervalhense Continental Esporte Clube.

No dia 17 de agosto de 2013 um incêndio de pequenas proporções danificou um ventilador, durante evento que acontecia no Clube Ervalhense em Erval Velho. Informações preliminares indicam que um circuito na rede elétrica, tenha provocado o incidente. Durante o fato, cerca de mil pessoas participavam de uma festa que acontecia na parte superior do clube. Algumas pessoas que estavam próximas do aparelho jogaram água e cerveja para controlar as chamas, no entanto, um dos seguranças do evento controlou o fogo com auxílio de um extintor de incêndio que possuía no local.  

Relembre o Fato: 


Fonte: Christian Conte - Erval FM