quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Caçador passa por levantamento de áreas de risco



Caçador recebeu esta semana o geólogo Marlon Hoelzel, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e que irá atuar em parceria com o coordenador da Defesa Civil, Sergio Eloy Bisotto, para identificar e delimitar as áreas de risco no município, envolvendo pontos de deslizamentos e inundações.

O CPRM é ligado ao Ministério de Minas e Energia do Governo Federal e desde 2011 já executou levantamento de áreas de risco em mais de 800 municípios no território nacional. Em Santa Catarina são mais de 50 já mapeados e para 2014 a previsão é de 15 municípios, incluindo Caçador.

As informações através do levantamento, além de ficarem disponíveis para a Defesa Civil Municipal, também estarão em um banco de dados do Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cimaden), em Cachoeira Paulista-SP, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. No local o trabalho consiste em monitorar as chuvas intensas através de radares meteorológicos com objetivo de emitir os alertas com antecedência de 6 a 8 horas para que a Defesa Civil do município possa evacuar as áreas de risco para que os eventos climáticos tenham somente prejuízos materiais, preservando vidas.

O objetivo em Caçador é concluir o levantamento até a próxima semana, justamente pelo caráter emergencial que a ação possui. De acordo com Bisotto, os maiores problemas de Caçador estão em sua topografia e nas intervenções humanas, com construções feitas em locais inapropriados.

Ao final será confeccionado um mapa geral do município e uma divisão por setores com as classificações para risco entre alto e muito alto. 
Fonte: PortalCDR

Nenhum comentário:

Postar um comentário