quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Projeto que proíbe transmissão de lutas na TV gera polêmica na Câmara



A Câmara dos Deputados está debatendo a proibição ou não da tansmissão de lutas de MMA pela televisão. A discussão começou com proposta (PL 5534/09), do deputado José Mentor, do PT de São Paulo, que visa proibir esse tipo de transmissão e recebeu dois pareceres pela rejeição. O deputado Acelino Popó, do PRB da Bahia, apresentou proposta regulamentando o MMA como esporte (PL 2051/11).

Para Mentor, o MMA, que ao pé da letra quer dizer mix de técnicas de lutas marciais, apenas estimula a violência, e em nada se assemelhando a esporte. Ele destaca que o esporte é a superação dos limites humanos e as lutas olímpicas pregam a auto defesa. No caso do MMA, a ênfase seria na agressão. Para o deputado é uma contradição o País proibir lutas de animais como galos e cachorros, e permitir a transmissão pela TV de um evento violento como o MMA.

"TV é uma concessão pública. Usar um meio de comunicação de massa, que entra em todos os lares, indiscriminadamente para fazer uma propaganda de violência desse tipo. Eu acho que a sociedade tem de se atentar a isso. Ver se é esse o tipo de luta que vai formar o cidadão que o Brasil precisa"

Lutador de boxe, Acelino Popó, discorda de Mentor e afirma que o MMA é um esporte. Ele afirma que o MMA funciona como meio de educação e inclusão social. Para ele, proibir a transmissão das lutas, seria fazer censura, o que seria inadmissível. O deputado acredita que cada um deve ter o direito de decidir se assiste ou não às lutas.

"Se ele não gosta da modalidade do esporte, ele não deveria ter o canal na casa dele. Então acho que o livre arbítrio das pessoas a gente não pode impedir. a gente não pode chegar e dizer a gente não vai deixar que as pessoas assistam a esse tipo de programação que a TV vai transmitir".

Essa polêmica não é só brasileira. No estado norte-americano de Nova York e na França, não só a transmissão como a própria luta é proibida.

O projeto que proíbe a transmissão das lutas de MMA pela televisão aguarda votação pela Comissão de Ciência e Tecnologia. O projeto que regulamenta a atividade, tramita apensado à proposta que regulamenta a atividade de profissional em lutas marciais.

Fonte: Rádio Câmara/Imagem: mmamaker

Nenhum comentário:

Postar um comentário