terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Os primeiros tomates desta safra já estão sendo colhidos no município de Caçador

imagem reprodução

Caçador é o principal produtor do fruto em Santa Catarina - e o Estado é o sétimo em volume no país.
Depois de o tomate ter se tornado vilão da inflação em meados de 2013 - com preços que ultrapassaram R$ 8 por quilo para o consumidor -, os produtores de Caçador já comemoram os preços conquistados nesta safra. Uma caixa com 24 quilos do produto está sendo comercializada, em média, por R$ 25.
Em fevereiro, aumenta a oferta do tomate em todo o país, principalmente com o pico de colheita nos Estados de Goiás e São Paulo, os maiores produtores brasileiros.
Conforme Eduardo Scapinelli, secretário de Agricultura de Caçador, o município tem cerca de 400 produtores que esperam colher pelo menos 80 toneladas de tomate por hectare plantado. No ano passado, foram colhidas 169 mil toneladas de tomate nas plantações catarinenses, conforme dados do IBGE, que ainda não tem estimativas para a produção de 2014, já que a safra está no começo.
Para ajudar na rentabilidade e na qualidade da produção, está sendo desenvolvido em Caçador o Sistema de Produção Integrada de Tomate (Sispit). Na prática, isso significa auxílio técnico para os agricultores.
Com as orientações, oferecidas através de uma parceria entre a prefeitura e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), os produtores conseguem diminuir em 40% a utilização de adubos no plantio e também reduzir até metade dos agrotóxicos.
Outro reflexo é a redução no uso de água entre 20 a 25% do que seria necessário no cultivo convencional.
fonte:TropicalFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário