sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Primeira reunião do Consórcio Meio Oeste do qual fazem parte 12 municípios da Ammoc


O prefeito de Ouro Vitor João Faccin, presidente do Consórcio do Meio Oeste, esteve reunido na manhã desta quarta-feira (29) no auditório da Ammoc com a presidente da Associação a prefeita de Catanduvas Gisa Giacomin . Também participaram do encontro o vice-presidente do Consórcio Moisés Diersmann prefeito de Luzerna, o secretário executivo da Ammoc Odovir Foiato e a coordenadora dos Projetos Sociais da Associação Marize Coletti. Entre os assuntos discutidos a denominação do Consórcio Público Multifinalitário da região da Ammoc, que passa a ser Consórcio do Meio Oeste, abrangendo 12 municípios da Associação. 
        O prefeito de Ouro destacou a importância do Consórcio. "O Consórcio terá grande utilidade para todos os municípios, dou como exemplo a necessidade de atualizar o Plano Diretor de cada cidade, que poderá ser feito através deste consórcio." O prefeito ainda destacou os principais objetivos da reunião realizada. "A primeira etapa é a parceria com Ammoc, onde esta cederá espaço físico para o Consórcio, segunda etapa foi estabelecer a visita a um Consórcio que já exista e por terceiro através dos municípios, realizar reunião com todos os prefeitos para falar sobre o objetivo do Consórcio e as demandas de cada município." 
        A presidente da Ammoc Gisa Giacomin frisou que Consórcio é de extrema importância para a região. "Cederemos o espaço físico e também buscaremos melhorar a estrutura da Associação, modernizar seus equipamentos, buscando verbas por meio do Consórcio que acreditamos trará muitos benefícios aos municípios, pois permitirá que eles trabalhem em parceria, melhorem a capacidades técnica, gerencial e financeira e que enfrentem juntos problemas comuns com soluções simples, como, por exemplo, o compartilhamento de equipamentos, bens e serviços.". Ficou decidido na reunião que no dia 5 de fevereiro os prefeitos irão até Lages para conhecer e ver como funciona o Consórcio Cisama que abrange os 17 municípios da Amures (Lages). O consórcio deve estar juridicamente legalizado ainda no começo deste ano. 
        Consórcio Público 
        O Consórcio público é uma autarquia pública constituída pelos prefeitos de cada município, com a aprovação da lei em cada Câmara de Vereadores para atuar em prol do desenvolvimento comum. Ao todo são 40 Consórcios no Brasil e apenas dois em Santa Catarina. O da região da Ammoc é o único que faz parte do Território da Cidadania Meio Oeste Contestado, o outro está localizado na região Serrana. Os Consórcios Públicos são uma ação do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) por meio do Programa de Combate à Fome em parceria com a Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República e a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Fonte: BomdiaSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário