sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

FACEBOOK: Crianças brasileiras estão entrando mais cedo na rede social


Já foi o tempo que criança só brincava de carrinho ou boneca e assistia à televisão. Hoje, elas estão mais conectadas às redes sociais do que muitos adultos e adolescentes do Brasil. A conclusão vem da pesquisa da AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores. Eles afirmam que quase todas as crianças do país com menos de nove anos de idade possuem um perfil no facebook. Uma delas é a estudante do quarto ano do ensino fundamental, Débora Sampaio. A mãe, Daniela Sampaio conta que ela mesma abriu a conta da filha, mas que sempre está de olho no que a pequena faz na rede social.
Daniela não é a única mãe a criar um perfil nas redes sociais para a filha. De acordo com o levantamento norte-americano, cerca de 12 por cento delas criam contas para os filhos e que 66 por cento dos pais não impõem nenhum tipo de controle ou regras sobre o uso da internet.  Além disso, o estudo revelou que 47 por cento dos responsáveis consideram bom ou ótimo o uso de dispositivos móveis para o desenvolvimento da criança. Ao contrário do que os pais acham, a psicóloga infantil e especialista em psicodiagnóstico, Ilda Fontes, afirma que a entrada das crianças no facebook cada vez mais cedo não é bom para a socialização dos pequenos.
Para a psicóloga: "Interfere no comportamento dela, desde o momento em que ela tem pouco tempo de interação com outras crianças. Vai dificultar na questão do relacionamento porque ela deixa de interagir para estar diante de um meio que é totalmente virtual e que ali ela pode manipular o que ela vai dizer, o que ela vai falar, as relações dela diante desse meio".
Segundo o pedagogo e professor da Universidade de Brasília, Lúcio Teles, o facebook traz muitos recursos que encantam as crianças, como: jogos, desenhos e o compartilhamento de imagens e vídeos com os amiguinhos. Ele entende que o aumento no número de crianças na rede social é um deslumbramento que a internet propõe a elas.
Lúcio Teles diz qu"É um fascínio que a rede exerce sobre elas, tanto pelas notícias, fotos que eles intercambiam, mas também pelos jogos eletrônicos. O facebook está cheio, hoje, de jogos eletrônicos. Então existe um fascínio que está substituindo o que era o fascínio que se tinha pela TV".
O tempo médio gasto pelas crianças também é algo preocupante, segundo a pesquisa da empresa AVG Technologies. O estudo mostrou também que 40 por cento dos pequenos passam de duas a cinco horas conectadas à internet. E que apenas 17 por cento passam menos de duas horas.
Fonte: AgênciaRádio/Imagem: Noticias.R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário